Na Semana Nacional de Trânsito, Detran Rondônia promove simulação de acidente com incêndio para alertar a população

Na Semana Nacional de Trânsito, Detran Rondônia promove simulação de acidente com incêndio para alertar a população



Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e parceiros realizaram na tarde de quinta-feira (23) na área de estacionamento do Espaço Alternativo em Porto Velho, a simulação de um acidente de trânsito com veículo pegando fogo. A encenação faz parte das ações educativas realizadas pelo Detran e órgãos parceiros em alusão a Semana Nacional de Trânsito que acontece em todo o país de 18 a 25 de setembro e traz como tema este ano, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.



Na simulação, o carona é arremessado para fora do veículo e o motorista fica preso às ferragens

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressaltou a importância da Semana Nacional de Trânsito e do engajamento dos órgãos parceiros e da sociedade no sentido de um trânsito mais humanizado e seguro para todas as pessoas. “A simulação de sinistro de trânsito é justamente para fazer esse despertamento na sociedade, seja pedestre, ciclista; enfim todos aqueles que fazem parte do trânsito para que tenham mais responsabilidade em respeitar as normas de trânsito, obedecer à sinalização, porque essas medidas salvam vidas”.

Paulo Higo, disse ainda que a demonstração conta com a participação de órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e outras instituições que trabalham diretamente no resgate e salvamento de vidas em casos de sinistros como, por exemplo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além de outros parceiros que estão engajados nas ações educativas da Semana Nacional de Trânsito.

“O trânsito é formado por pessoas e cada uma fazendo a sua parte, sempre se colocando no lugar do outro, com certeza muitos acidentes serão evitados e muitas vidas serão salvas”, afirmou Paulo Higo.



Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu prestam atendimento às vítimas do acidente

O agente de trânsito do Detran, Isac Barbosa, responsável pela logística da simulação de acidente de trânsito com veículo em chamas, disse que o objetivo da ação é chamar a atenção dos condutores, tendo em vista que em muitos casos, acidentes poderia ser evitados e ao mesmo tempo mostrar para a sociedade a complexidade de um atendimento de um sinistro com vítimas, como é o caso da encenação executada.

A demonstração retratar um acidente com vítima, onde o condutor perde o controle do veículo e bate em um poste da rede de energia elétrica; com o impacto a pessoa que estava no banco do carona, sem cinto de segurança é arremessada para fora do carro; a situação da vítima e do condutor é muito grave. Com a batida, o motoristas fica desacordado e preso às ferragens.



Simulação mobilizou equipes de vários órgãos, apresentando a complexidade em caso real

Isac Barbosa lembra que o acidente envolve um poste de energia elétrica que foi ao chão, portanto a área do acidente está energizada, sendo preciso acionar a empresa responsável pelo serviço e ao mesmo tempo chamar o Corpo de Bombeiros para apagar as chamas que estão tomando conta do veículo, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para fazer os primeiros socorros às vitimas e levá-las para uma unidade de saúde. “A ideia é mostrar a complexidade de um atendimento dessa natureza e mostrar que todo o cuidado na via é pouco, pois devemos ter responsabilidade com a nossa vida e com a vida dos outros”.

O encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito em Rondônia será neste domingo (26) na Praça da Pirâmide na Avenida Jatuarana, zona Sul de Porto Velho. O evento estará sendo realizado das 9 horas às 12 horas e contará com apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e de outros parceiros.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem