“No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas” é o tema da Semana Nacional de Trânsito em Rondônia

“No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas” é o tema da Semana Nacional de Trânsito em Rondônia

 

Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou na manhã desta sexta-feira (17) a abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT). A cerimônia aconteceu no Auditório Jerônimo Santana no 9º andar do Palácio Rio Madeira (PRM) em Porto Velho e contou com a participação de autoridades e parceiros. O evento foi transmitido pelas redes sociais do Governo do Estado e retransmitido pelas mídias sociais do Detran. Este ano a SNT traz como tema: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas” e tem como finalidade conscientizar a população de seu papel no trânsito.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, falou sobre o problema social que a falta de conscientização causa no trânsito e ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para um trânsito mais seguro e humanizado, pois só assim os sinistros de trânsito serão evitados e, consequentemente, menos acidentes e menos internações. “A gente sabe que os gastos com a saúde para tratar acidentados de trânsito são altos e precisamos do envolvimento de todos para mudar essa realidade”.

O gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, que estava representando o governador Marcos Rocha, destacou a importância da palavra “Responsabilidade” do tema deste ano, afirmando que a responsabilidade no trânsito passa pelos gestores de entender que a fiscalização e educação devem ser feitas de forma responsável e elogiou o desempenho da Polícia Militar e dos agentes de trânsito do Detran Rondônia bem como dos demais órgãos que atuam no trânsito.



Cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito ocorreu no Auditório Jerônimo Santana no PRM

A adjunta da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Liana Silva de Almeida Lima, representando a titular da pasta da Seas, Luana Rocha, destacou a relevância da Semana Nacional de Trânsito e teceu elogios ao público feminino. “Nós, mulheres dirigimos muito bem” e afirmou a importância de diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito e para isso é necessário que haja mudança de comportamento das pessoas se colocando no lugar do outro.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudia Roberta Stochi, também ressaltou a importância da Educação de Trânsito e mencionou as atividades que serão realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito e agradeceu a todos os parceiros que estão engajados nas atividades por um trânsito mais seguro.

O evento contou com a participação de forma remota direto de Brasília (DF) do professor e doutor em Comunicação, Francisco Garonce, que destacou a significância da Semana Nacional de Trânsito, como ferramenta de conscientização e agradeceu a diretora- geral adjunta do Detran, Benedita Oliveira pelo desenvolvimento das ações. A Semana Nacional do Trânsito acontece em todo o país, no período de 18 a 25 deste mês.

PROGRAMAÇÃO:

  • Dia 20 acontece simulação de acidente de trânsito, às 8h30

Local: Avenida Jatuarana com Rua Abóbora

Órgãos envolvidos: Samu e Hospital de Guarnição
  • Dia 21, Detran fará pit stop, às 8 horas, em frente à Escola Municipal Antônio Ferreira

Local: Rua Duque de Caxias, 2454, Bairro São Cristóvão.
  • Dia 22, agentes de trânsito farão às 8 horas Blitz voltada a ciclistas e pedestres

Local: Av. Jatuarana (em frente ao Supermercado Meta)
  • Dia 23, às 16 horas haverá simulação de acidente de trânsito

Local: Espaço Alternativo
  • Dia 24, acontece blitz educativa na Avenida Rio Madeira com Imigrantes
  • Dia 26, às 9 horas será o encerramento da Semana Nacional de Trânsito

Local: Praça da Pirâmide, na Avenida Jatuarana


Confira a galeria de imagens
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem