No “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e demais parceiros neste domingo (19), em Porto Velho, a servidora pública Izabel Maria de Araújo foi a primeira pessoa a comprar o peixe assado, garantindo o almoço da família. No ato da compra, ela destacou a organização e o trabalho realizado pelos colaboradores do evento.
Compradora (à direita) parabenizou toda equipe do Governo de Rondônia, pela organização do “II Festival do Tambaqui da Amazônia”
A servidora Izabel caminhou atá o local do evento e comentou sobre a necessidade dos rondonienses aderirem ao consumo da espécie por ser saudável. “Assim que olhei para os peixes saindo das churrasqueiras, achei muito bonito e bem assado, o que o diferencia de outros peixes vendidos por aí. Os assadores com certeza capricharam no preparo. Estão todos de parabéns!”, declara.
A servidora também reforçou o importante impacto socioeconômico que o tambaqui traz para o Estado, tendo em vista que quanto mais pessoas passarem a adotá-lo no cardápio durante as refeições diárias, a cadeia produtiva da região aumentará. “Uma iniciativa que deve continuar a ser realizada pelo Governo de Rondônia”, acrescenta.
Prestigiando o momento, o secretário da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, destacou o empenho das equipes no trabalho durante vários meses sendo incentivado pelo Executivo Rondoniense. “Hoje é um dia de muita alegria para nós, temos vários departamentos, Secretarias e entidades envolvidos neste festival. Vale ressaltar que estamos seguindo todos os protocolos sanitários, para que possamos levar um produto de qualidade às pessoas” finaliza.
Evento também incentiva a população a consumir mais tambaqui durante refeições
De acordo com Padovani, os recursos arrecadados com o “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia” serão direcionados a entidades que desenvolvem ações sociais sem fins lucrativos de Rondônia. Na Capital, o Hospital Santa Marcelina, será beneficiado com os recursos adquiridos no evento.
O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco da Amazônia (Basa), e as empresas: Lions Clube, Zaltana Pescados, Agrofish, Pescados do Vale, Nova Aurora e WS Pescados da Amazônia.