Servidores municipais participam de palestra sobre comunicação em Libras nas unidades de saúde

Servidores municipais participam de palestra sobre comunicação em Libras nas unidades de saúde

 

Servidores municipais da área da saúde participaram, na última semana, de uma palestra que discutiu a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no atendimento a pacientes.

O objetivo foi mostrar como a capacitação de profissionais, que atuam nas unidades de urgência e emergência, é necessária para o atendimento da comunidade surda. Entre os convidados, esteve o tenente da Polícia Militar Marciney Costa, que usa a Libras durante o seu trabalho.

“Fico feliz em ver que a Semusa investe na capacitação desses profissionais. É de extrema importância para a área da saúde que eles aprendam o básico da língua de sinais”, afirma.

A fisioterapeuta Roseana Macedo, que participou do treinamento, destaca a importância da adesão à Libras para a atuação dos profissionais na área da saúde. “As aulas de capacitação de Libras são fundamentais, pois temos uma carência de profissionais que possam atender a pacientes surdos”, disse.

A Prefeitura de Porto de Velho forneceu a capacitação aos servidores das unidades de urgência e emergência como: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da Zona Sul e Zona Leste, Policlínica Ana Adelaide, Policlínica José Adelino, Maternidade Municipal Mãe Esperança e o Centro Integrado Materno Infantil (Cimi).

“São cinco servidores de cada unidade que estão recebendo este treinamento”, informou a psicóloga Jane Carvalho Cardoso, Coordenadora de Formação e Capacitação de Servidores do Núcleo de Educação Permanente (Nugep).

O treinamento do curso Noções Básicas de Libras tem duração de três meses e é dividido em três módulos, com duração de 8 horas, cada. Ao final do curso, o servidor recebe certificação com carga horária total de 24 horas.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem