Técnicos da Sedam participam de treinamento sobre manejo florestal sustentável

Técnicos da Sedam participam de treinamento sobre manejo florestal sustentável



Atividades in loco abordaram técnicas importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável

Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento ambiental, o Governo de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Florestal (Codef) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), promoveu no período de 3 a 7 de setembro, o IV Dia de Campo Florestal. O treinamento aconteceu em uma fazenda localizada município de Cujubim, região do Vale do Jamari. Na ação, a Sedam promoveu uma série de atividades voltadas ao Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

A ação faz parte de um planejamento para disseminar melhores práticas de uso e conservação da floresta. A proposta do Governo de Rondônia é capacitar os técnicos da Sedam e difundir os conceitos ligados ao manejo florestal sustentável, tendo em vista o avanço que a atividade obteve nos últimos anos no Estado, como alternativa econômica, social e ambiental ao desmatamento e degradação florestal na Amazônia brasileira.

O secretário da Sedam, Marcílio Leite, explicou a importância deste evento para servidores e o apoio que o governo tem prestado para estes treinamentos técnicos. “É importante as parcerias que o governo de Rondônia vem formalizando com empresas, autarquias e órgãos que desenvolvem ações ambientais sustentáveis e que são importantes aliados na preservação e conservação do meio ambiente. Essa atividade que estamos desenvolvendo com a Fazenda, que sinaliza para que possamos continuar trabalhando em parceria e mostrando que é possível tratar as florestas de forma sustentável”, destacou Marcílio Leite.

DIA DE CAMPO FLORESTA



Capacitação também envolveu parte teórica

Durante o IV Dia de Campo Florestal foi realizado um curso teórico com fundamentos da anatomia da madeira, sendo abordado sobre os trabalhos sociais, o inventário florestal de precisão e a exploração florestal, além da troca de informações entre os técnicos e engenheiros da Sedam e da fazenda.

No treinamento, foram ministradas palestras sobre certificação florestal, exploração florestal de baixo impacto, identificação das madeiras nas esplanadas, procedimentos de campo para abate, arraste, cadeia de custódia e cubagem das toras. Além do acompanhamento de algumas etapas da exploração florestal, como a apresentação do sistema de controle de exploração florestal da empresa.

O coordenador de desenvolvimento florestal, Diego Enrique Gonçalves Monteiro, explicou que a “capacitação profissional é um dos principais caminhos para assegurar a qualidade da equipe e alcançar o sucesso coletivo”.

PARCERIAS

Um dos parceiros da secretaria neste projeto é a empresa proprietária da fazenda onde a ação foi desenvolvida, pioneira em exploração florestal sustentável no Estado, tendo o plano de manejo aprovado em 1994, um dos primeiros do país, com início das suas operações no ano de 1997.

A fazenda possui certificação Forest Stewardship Council (FSC) e é referência mundial na produção madeireira sustentável, com o Centro de Educação Florestal Manoa (CEFLOM). São mais de 73 mil hectares de floresta que demonstra o pioneirismo no manejo florestal de impacto reduzido, reconhecido em 2010 pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), sendo um dos poucos remanescentes de floresta em área privada restantes na região, constantemente ameaçada por invasões e roubo de madeira.

Tem ainda relevância fundamental na conectividade da paisagem estando próxima de unidades de conservação, sendo contígua as florestas nacionais do Jamari e Jacundá, formando juntas um bloco florestal de 480 mil hectares.



Atividades em campo contaram com a presença de técnicos da Sedam. Secretário também estava presente

Fonte: Secom
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem