Balanço de cirurgias realizadas nos últimos 32 meses comprova eficiência da saúde de Rondônia, diz secretário

Balanço de cirurgias realizadas nos últimos 32 meses comprova eficiência da saúde de Rondônia, diz secretário

Mesmo com a pandemia em curso, Sesau realizou quase 60 mil cirurgias em todo Estado

Porto Velho, RO - O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) Fernando Máximo apresentou ao Governador Marcos Rocha (PSL) nessa semana um balanço das cirurgias realizadas em Rondônia durante sua gestão a frente da pasta. 

De acordo com o material, ao todo foram realizadas 59.492 mil cirurgias entre 2019 a agosto de 2021, procedimentos de diversos tipos como, por exemplo, cirurgias cardíacas, bucomaxilo, do aparelho digestivo, mastologia, oncologia, etc.

De acordo com o secretário de saúde, o Governo de Rondônia está dentro da meta estipulada pelo Governador Marcos Rocha, que é zerar as filas de espera por cirurgias eletivas. 

“Estamos trabalhando com muita agilidade, os profissionais da saúde têm sido verdadeiros guerreiros, pois não medem esforços pra alcançar essa meta de suma importância pra população de Rondônia. Só quem precisa de uma cirurgia sabe o quanto esse trabalho é importante”, destacou Fernando Máximo. 

Ainda segundo o secretário de estado, somente no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) foram realizadas 31.240 cirurgias, enquanto o Hospital Regional de Cacoal (HRC) se responsabilizou por 12.253 cirurgias; o João Paulo II realizou 12.016 procedimentos enquanto o Heuro foi responsável por 3903 mil cirurgias.

 “Nós poderíamos ter realizado mais cirurgias, entretanto fomos obrigados a paralisar o trabalho por conta da pandemia. Ficamos mais um ano sem poder desobstruir a fila por causa do coronavírus, mas agora retomamos os trabalhos”, explicou Máximo. 

Em uma conta rápida apresentada pelo secretário, é possível ter uma noção do grande trabalho da saúde pública de Rondônia nesse sentido. “Este balanço é fruto dos últimos 32 meses de trabalho da Sesau. 

Se dividirmos esse total de cirurgias pela quantidade de meses, temos um total de 1859 cirurgias por mês, isso sem levar em conta o tempo que interrompemos as cirurgias por causa da pandemia”, detalha. No entendimento de Fernando Máximo, “este balanço de cirurgias realizadas nos últimos 32 meses comprova eficiência da saúde de Rondônia”, diz secretário 

Profissionais da pasta continuam realizando levantamento para apresentar mais resultados do trabalho desenvolvido pela saúde de Rondônia. 

CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS 

Ainda de acordo com o secretário Fernando Máximo, as cirurgias oftalmológicas também estão aceleradas. O relatório apresentado pelo titular da Sesau, aponta que oito mil cirurgias oftalmológicas foram realizadas pelo Governo do Estado de Rondônia. 

“Esses procedimentos foram realizados em Porto Velho, Cacoal e Jaru e contam com recursos provenientes dos deputados federais Jaqueline Cassol e Lúcio Mosquini”, especifica Fernando Máximo. 

O Governo do Estado também determinou a meta de zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas. “Também precisamos interromper essas cirurgias por causa da pandemia. Mesmo assim, estamos dando conta do trabalho”, concluiu o secretário. 

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem