Prefeitura intensifica ações para maior fluidez e segurança no trânsito de Porto Velho


Trabalhos incluem bolsões para motociclistas e tecnologia nos semáforos

PORTO VELHO, RO - Quem transita nas ruas e avenidas da capital nota o cenário diferenciado, resultado das ações intensificadas ao longo do ano pela Prefeitura de Porto Velho. Executados por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), os trabalhos garantem maior fluidez e segurança no trânsito da capital.

Um dos serviços feitos é a revitalização de 4,5 quilômetros de ciclovia da avenida Raimundo Cantuária, no trecho entre as avenidas Mamoré e Avenida Nações Unidas. No local foram feitos os trabalhos de pintura horizontal, sinalização horizontal e vertical com implantação de placas, além da marcação dos cruzamentos, com intuito de dar maior visibilidade aos pedestres, motoristas e ciclistas.

A revitalização iniciou em meados de junho e foi concluída em novembro.

Outra ação executada no mesmo período, e que também tem se destacado na capital, é a implantação de 4,5 quilômetros de ciclofaixas e ciclorrotas, na avenida Lauro Sodré e avenida Governador Jorge Teixeira, no trecho do Espaço Alternativo.

O objetivo, conforme citado pelo titular da pasta, é levar sinalização completa para todas as avenidas da capital. “Esse novo cenário traz uma leitura visual diferente, isso provoca uma maior atenção da população. A Prefeitura está trabalhando intensamente nisso, em levar tudo o que precisa para as vias”, enfatizou.

IMPLANTAÇÃO DOS BOLSÕES

Outro destaque da pasta municipal é a implantação dos bolsões para condutores de motos, que são espaços exclusivos criados para que motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos. O espaço permite que os motociclistas aguardem a abertura dos semáforos com mais segurança.



No decorrer do ano foram implantados 23 bolsões. O primeiro ponto atendido foi a esquina da av. Calama com Rafael Vaz e Silva, no bairro Liberdade. Entre outros pontos estão: av. Amazonas com Jorge Teixeira, av. Amazonas com Rio Madeira, av. Amazonas com Guaporé, av. 7 de Setembro com Rio Madeira, entre outros.

O objetivo da Semtran é implantar bolsões em todos os 127 semáforos na cidade. O sistema amplia a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos.

“É uma grande inovação que veio para contribuir com a segurança no trânsito, tanto para os motociclistas, quanto para os demais condutores e pedestres. Algo que não se via anteriormente, agora já é uma realidade para a população, é notável uma evolução no comportamento por parte dos motoristas e esperamos contar cada vez mais com a conscientização de todos”, afirma o secretário.

MODERNIZAÇÃO

O município tem investido, ainda, na manutenção e modernização do parque semafórico da cidade. Com o uso da tecnologia de ponta, os semáforos passam a contar com o laço virtual, com câmeras acopladas ao semáforo, dando “olhos ao semáforo”, determinando o tempo de abertura para uma via e outra.

Os dispositivos contam também com o laço indutivo, que são sensores colocados sob o piso asfáltico. O primeiro teste foi feito no começo de dezembro, na rua 8 com av. José Vieira Caúla.

Buscando driblar eventuais suspensões de energia elétrica, a Prefeitura instalou nobreaks nos semáforos para que continuem funcionando. “Nós trocamos todas as controladoras do semáforo da avenida José Amador dos Reis. O que há de mais moderno no mundo em sinalização semafórica já está instalado na avenida”, salientou.

Além disso, outra ação feita com o uso tecnológico é a sincronização de sinais e “onda verde”. O sistema possibilita que uma via inteira esteja com os sinais abertos em todos os semáforos que o condutor estiver indo, promovendo fluidez no trânsito.

PONTOS DE SINALIZAÇÃO

As ações intensificada resultaram em cerca de 2 mil pontos de sinalização, tanto vertical, quanto horizontal, ao longo do ano, resultando em: 3.500 placas de sinalização; 10.000m² de pintura de aspersão; 14. 000m² de pintura por extrusão (faixas de pedestres); 2.400 tachas e tachões e 760 metros de lombada.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho




Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem