Segep reforça importância da atualização cadastral para servidores de Rondônia



De janeiro até o momento, foram realizadas 4.235 atualizações cadastrais, considerado um ótimo número para começo do ano

Essencial para a efetividade da administração pública e integração de dados, a atualização cadastral 2022 está disponível para cada servidor estadual, de acordo com o mês de aniversário. A atualização é feita pelo Portal do Servidor, que traz novas funcionalidades para simplificação de dados.

O gestor da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Sílvio Luiz Rodrigues da Silva, explica que “a atualização cadastral faz parte do compromisso do Governo de Rondônia com o Governo Federal na implantação do e-Social, que permitirá um cruzamento on-line de dados do Estado e vai possibilitar o avanço na sistematização de programas”.

De acordo com o especialista em políticas públicas da Segep, Gustavo Bodaneze, de janeiro até o momento, foram realizadas 4.235 atualizações cadastrais. Considerado um ótimo número para o começo do ano e que no decorrer, pode alcançar cerca de 98% em atualizações.

Gustavo reforça que, caso o servidor não faça a atualização, o pagamento do mês subsequente ao do seu aniversário, é bloqueado. A atualização vale tanto para servidores ativos quanto para inativos militares.

MÓDULO DE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Para otimizar o processo de atualização de dados dos servidores públicos estaduais, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), simplificou o preenchimento de dados e definiu a atualização cadastral de acordo com o mês de nascimento de cada servidor.


Caso o servidor não faça a atualização, o pagamento do mês subsequente ao do seu aniversário é bloqueado

O módulo é um dos diversos serviços de RH’s disponíveis no Portal do Servidor. Para realizar a atualização cadastral é simples:

1 – Acesse o portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br

Para isso será necessário finalizar a atualização utilizando um dispositivo eletrônico com câmera, pois vai precisar de foto segurando um documento de identificação para a prova de vida.

2 – Caso tenha esquecido o login, o servidor deve acessar meuacesso.sistemas.ro.gov.br. Clicar no botão “Cadastrar Nova Senha”, colocar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e será enviado no e-mail o link para criar uma nova senha. Se o servidor perdeu o acesso ao seu e- mail, terá que procurar seu setor de RH para alterar o e-mail cadastrado.

3 – A plataforma possui os campos:
Dados pessoais, onde é anexado a certidão de casamento;
Filiação e
Endereço, onde é anexado o comprovante de residência (item obrigatório)

São aceitas a conta de luz, água, telefone, internet ou correspondência bancária. Pode ser no nome de familiar ou se for inquilino, apresentar o contrato de locação, mas tem que ser dos últimos três meses.
Contatos
Escolaridade, onde é anexado o comprovante de escolaridade
Cursos profissionalizantes, onde é anexados comprovantes
Dependentes
Registro profissional

É obrigatório para os servidores que tenham cargo que seja regido por Conselho Profissional, a exemplo de Arquitetos, Engenheiro e Médicos. No caso de dúvidas, o servidor deve procurar sua unidade de RH.
Registro de Deficiência
Documentos

Para quem possui o cargo de motorista, o campo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também é obrigatório.
Declarações

Para finalizar a atualização é solicitada a Prova de Vida.

SOBRE O PORTAL DO SERVIDOR

Recentemente, dois novos serviços entraram na plataforma: certidão de frequência e licença médica de até três dias (voltada para servidores de carreira). Ambos localizados na seção ‘serviços’ (Sistema Alpha).

O Projeto Portal do Servidor 3.0 – PS3, é o resultado da parceria entre Setic, Segep e Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) iniciada em 2020, por meio de um workshop colaborativo de cinco dias que apontou a necessidade de diversos serviços de RH migrarem do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para ganhar agilidade, em uma plataforma desburocratizada, com o estabelecimento de uma melhoria da comunicação interna para maior alcance das campanhas de endomarketing – canal de centralização e orientação das informações de interesse do servidor.

Por meio deste canal, o servidor é direcionado a serviços específicos, com a garantia de uma melhor experiência durante a navegação e acessibilidade, que permitirá também o pleno uso por pessoas com deficiência, podendo perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web.


Fonte: Governo de Rondônia











Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem