Comportas da usina Samuel serão abertas e até 1,5 milhão de litros de água podem ser despejados por segundo em RO

Comportas da hidrelétrica serão abertas nesta quinta-feira (3), segundo Eletronorte. Pode ocorrer alagamento no rio Jamari, abaixo da usina.

PORTO VELHO, RO - As comportas da barragem da hidrelétrica Samuel, em Candeias do Jamari (RO), serão abertas nesta quinta-feira (3) para dar vazão ao grande volume de chuva acumulado no rio Jamari nos últimos dias.

Segundo a Eletronorte, as vazões afluentes ao reservatório da Hidrelétrica Samuel "atingiram valores da ordem de 2.200 m3/s, o que representa vazões que acontecem a cada 50 anos".

Com a abertura das comportas de vertedouro, a Eletronorte prevê alagamento das áreas de várzea, abaixo do rio Jamari.

"Após abertas, as comportas podem despejar no rio até um milhão e quinhentos mil litros de água por segundo durante o tempo que permanecerem as grandes quantidades de chuvas", diz a Eletronorte.

A Hidrelétrica Samuel fica no município de Candeias do Jamari, a cerca de 52 km da capital Porto Velho. As comportas funcionam como mecanismos que permitem o controle do escoamento de água das represas quando necessário, ou seja, em caso dos níveis operacionais serem ultrapassados.

O procedimento de abertura das comportas é uma medida para garantir a segurança da barragem e da população. As comunidades ribeirinhas próximas já estão sendo informadas sobre a possível abertura das comportas.

Ainda segundo orientações dos bombeiros, deve se evitar as margens e o leito do rio Jamari abaixo da represa na quinta-feira.

Em caso de emergência, o morador deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Previsão de chuvas

Para a quinta-feira (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas para boa parte de Rondônia, que está em alerta amarelo para temporais. O aumento de nuvens poderá ser notado já pela manhã. Já na parte de tarde e noite devem ocorrer pancadas de chuva.




Fonte: G1/RO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem