PF cumpre 43 mandados de busca e apreensão em cinco estados incluindo Rondônia

PF cumpre 43 mandados de busca e apreensão em cinco estados incluindo Rondônia

Policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva no Brasil e em Portugal

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19) a operação Descobrimento, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína. Estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva.

A ação ocorre na Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Além disso, em Portugal, com o acompanhamento de policiais federais, a polícia portuguesa cumpre três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga.

Suspeito faz arrastão com moto roubada no centro de Porto Velho e foge após perseguição

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador (BA) para abastecimento. Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares – responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente, – transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).

PF deflagra operação para cumprir 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão em cinco estados – Foto: Divulgação

As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa. A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

No curso das investigações, a PF contou com a colaboração da DEA (Drug Enforcement Administration – Agência norte-americana de combate às drogas), da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.


Fonte: Diário da Amazônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem