Casos de varíola dos macacos nas Américas chegam a 5,3 mil

Casos de varíola dos macacos nas Américas chegam a 5,3 mil

 Brasil, Estados Unidos e Canadá são os mais afetados

Porto Velho, RO - A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) disse nesta quarta-feira que quase 5,3 mil casos de varíola dos macacos foram relatados até agora em 18 países e territórios do continente americano - a maioria no Brasil, Estados Unidos e Canadá.

A vice-diretora da Opas, Mary Lou Valdez, disse em entrevista coletiva que quase todos os casos continuam sendo relatados entre homens que fazem sexo com homens, entre 25 e 45 anos, mas alertou que qualquer pessoa pode contrair a doença, independentemente de seu gênero ou orientação sexual.

Nenhuma morte por varíola dos macacos foi relatada na região até o momento.

No fim da semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde global, nível mais alto de alerta, com mais de 18 mil casos relatados globalmente.

O diretor-assistente interino da Opas, Marcos Espinal, disse que cerca de 10 países nas Américas já disseram que estavam interessados em comprar uma vacina contra a varíola, mas não revelou quais foram.

A Opas também divulgou que está "bem avançada" nas negociações com um produtor para comprar vacinas de terceira geração contra a doença e que espera que algum suprimento chegue ainda este ano, embora em quantidades limitadas.

"Nós achamos que teremos vacinas este ano", disse Espinal.

Mesmo assim, o chefe da unidade de gestão de riscos infecciosos da organização, Andrea Vicari, disse que o risco de varíola dos macacos para a população em geral permanece "muito baixo", e que uma campanha de vacinação em massa não é recomendada no momento.


Fonte: Agência Brasil
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem