EUA continuarão fornecendo inteligência à Ucrânia após mudanças

EUA continuarão fornecendo inteligência à Ucrânia após mudanças

 

Segundo Zelenskiy, aliados falharam em reconhecer "traidores"

Porto Velho, RO 
- Os Estados Unidos continuarão fornecendo inteligência à Ucrânia após recentes mudanças de pessoal no círculo íntimo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse o Departamento de Estado norte-americano nesta segunda-feira (18).

Zelenskiy afastou seu amigo de infância como chefe do serviço de segurança da Ucrânia e outra aliada próxima como principal promotora, no maior expurgo interno da guerra em Kiev, citando o fracasso dos dois em erradicar espiões russos.

Zelenskiy reconheceu que seus dois aliados - o chefe do serviço de segurança SBU, Ivan Bakanov, e a procuradora-geral Iryna Venediktova - não conseguiram identificar "traidores" em suas organizações.

"Estamos em contato diário com nossos parceiros ucranianos. Não investimos em personalidades, investimos em instituições", disse o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price a repórteres em uma coletiva de imprensa.

"Temos uma relação de compartilhamento de inteligência com nossos colegas ucranianos. Continuamos avançando com isso", acrescentou.

Mais de 60 funcionários da agência de segurança SBU de Bakanov e do escritório da promotoria estavam trabalhando contra a Ucrânia em território ocupado pela Rússia, e 651 casos de traição e colaboração foram abertos contra autoridades de segurança, disse Zelenskiy anteriormente.

Zelenskiy, aclamado no cenário mundial como um líder decisivo em tempos de guerra, foi criticado antes da invasão por acusações de que ele havia nomeado amigos e outras pessoas para cargos em que não estavam à altura.


Fonte: Agência Brasil
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem