Agentes comunitários são capacitados para atuarem no atendimento em saúde à população

Agentes comunitários são capacitados para atuarem no atendimento em saúde à população

 Servidores recebem noções básicas de vacinação e atualização da caderneta vacinal

Porto velho, RO - Cerca de 300 agentes comunitários de saúde de Porto Velho participam da capacitação em noções básicas de vacinação, oferecida pela Prefeitura de Porto Velho, nesta quinta-feira (11). O objetivo é qualificar os profissionais para atuarem diretamente no resgate de crianças que estão com a vacinação de rotina em atraso.

Segundo a gerente de Imunização, Elizeth Gomes, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, a capacitação oferece noções básicas de vacinas e atualização das cadernetas, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).

“Levando em consideração que a vacinação do calendário de rotina está baixa, somente com 55% da meta estimada, que é de 95%, estamos oferecendo esta capacitação aos nossos agentes de campo para impulsionar a qualidade nos atendimentos. O trabalho deles é de extrema importância já que fazem buscas ativas, agendam consultas e trazem as dificuldades dos pacientes lá na ponta até nós”, explica Elizeth.

O evento está sendo realizado no auditório do Campus II, da Faculdade São Lucas. Toda a programação de preparação dos profissionais consiste na atualização de indicadores de doenças, palestras sobre conhecimentos fundamentais em saúde e noções básicas de vacinação e atualização dos cartões de vacinação.

Ana Maria Teixeira, agente comunitária de saúde

Servidora do município há 16 anos, Ana Maria Teixeira, de 47 anos, é responsável pela cobertura dos bairros Nova Esperança e Industrial, na zona Norte de Porto Velho. Ela ressalta a importância do curso para quem trabalha diretamente com a oferta dos serviços de saúde ao público.

“Vejo o quanto este evento está sendo importante, pois está possibilitando a conscientização da necessidade de atualização da caderneta de vacinação. Nós agentes, trabalhamos com acompanhamentos, então somos os principais intermediadores entre a população e a Semusa”, diz.

Entre os meses de agosto e setembro, acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, em todas as unidades de saúde do município, para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, orientada pelo MS, tem como objetivo diminuir o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no país, levando a cobertura vacinal para a população, em especial, crianças e adolescentes que ainda não receberam o imunizante.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem