Prefeitura realiza limpeza no igarapé do Parque Jardim das Mangueiras

Prefeitura realiza limpeza no igarapé do Parque Jardim das Mangueiras

 Município trabalha com recuperação de nascentes em Porto Velho

Porto Velho, RO - Trabalhando para tornar o Parque Jardim das Mangueiras uma Área de Proteção Ambiental (APA), a Prefeitura promove a recuperação do igarapé que corta o local. Os trabalhos contemplam a identificação e recuperação de nascentes e o combate ao despejo irregular de lixo e esgotamento sanitário no curso d’água.

O local possui 7,14 hectares de espaço público usado para lazer e atividades físicas, e também nove nascentes já identificadas. A meta agora é descontaminá-las.

A limpeza é feita por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Segundo o coordenador de Restauração Ambiental da pasta, Roberval Zuniga, o asseio do igarapé faz parte de um outro projeto voltado para a recuperação das nascentes de Porto Velho.

“Temos observado que alguns usuários têm usado esse curso d'água como depósito de lixo. Somado a isso, ainda temos resíduos dos efluentes que chegam aqui através das residências que estão nessa área do entorno do parque. Por isso, trabalhamos no projeto das nascentes com o recolhimento de resíduos do córrego, desobstrução, filtração do canal do esgoto, além do repovoamento de espécies arbóreas e adensamento de espécies nativas para tornar o parque cada vez mais agradável à população”, explicou o coordenador.

Roberval Zuniga, coordenador de Restauração Ambiental da Sema

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Segundo o secretário adjunto da Sema, Júnior Cavalcanti, o projeto de transformar o Parque Jardim das Mangueiras em Área de Proteção Ambiental (APA) já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município (PGM).

“O decreto para a criação da Área de Proteção Ambiental já está em processo. Após o parque receber a certificação de proteção ambiental, será elaborado um plano de manejo da forma mais correta de se utilizar esse espaço através da preservação. Será um grande avanço ambiental para o município de Porto Velho”, falou.

PRESERVAÇÃO

Para manter a limpeza do local, o secretário adjunto explica que mais lixeiras serão colocadas ao longo da pista de caminhada e que é necessário que a população preserve o local.

“Falta uma conscientização maior de alguns usuários desse parque. Para isso, nós iremos desenvolver um projeto de educação ambiental no período da tarde e também estamos organizando a vinda de alunos de escolas municipais para mostrar a forma correta de utilização desse espaço. O objetivo é passar a essas crianças o princípio básico de preservação do meio ambiente”, falou.

Em caso de descarte incorreto de lixo ou entulho em locais inapropriados, a população pode denunciar ligando para o número 0800 647 1390 ou 3901-3150.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem