Surto de varíola dos macacos pode ser eliminado na Europa, diz OMS

Surto de varíola dos macacos pode ser eliminado na Europa, diz OMS

Número de casos está diminuindo em alguns países

Porto Velho, RO
- É possível eliminar o surto de varíola dos macacos na Europa, disseram autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (30), citando evidências de que o número de casos está diminuindo em alguns países.

Há sinais encorajadores de um declínio semanal sustentado no aparecimento de casos em muitos países europeus, incluindo França, Alemanha, Portugal, Espanha e Reino Unido, bem como uma desaceleração em algumas partes dos Estados Unidos, apesar da escassez no suprimento de vacinas.

"Acreditamos que podemos eliminar a transmissão sustentada humano-humano da doença na região (europeia)", disse o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge. "Para avançar até a eliminação precisamos urgentemente intensificar esforços."

Os fatores significativos por trás da desaceleração parecem ser a detecção precoce, o que leva os pacientes a se isolarem mais cedo, e as mudanças comportamentais, disse Catherine Smallwood, autoridade sênior de emergência e gerente de incidentes de varíola dos macacos da OMS na Europa, em entrevista.

"Temos algumas evidências muito boas de que as pessoas, particularmente homens que fazem sexo com homens, em grupos de risco específicos estão muito mais informadas sobre a doença".

Mais de 47 mil casos confirmados em 90 países onde a doença não é endêmica foram relatados desde o início de maio. A OMS declarou o surto emergência de saúde global.


Fonte: Agência Brasil
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem