Guterres: Coreia do Norte deve responder por crimes contra humanidade

Guterres: Coreia do Norte deve responder por crimes contra humanidade

Secretário-geral da ONU enviou relatório à Assembleia Geral

Porto Velho, RO
- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu que o Conselho de Segurança considere a possibilidade de pedir ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que julgue possíveis crimes contra a humanidade cometidos na Coreia do Norte.

Relatório enviado para a Assembleia Geral da ONU afirma não ter havido progressos na responsabilização pelas violações dos direitos humanos no país e cita dados anteriores que podem constituir esses tipos de crime.

Guterres afirmou, nessa quinta-feira (1º), que "continua a ser imperativo para a comunidade internacional responder à situação dos direitos humanos" no país, incluindo o apoio à responsabilização "caso se verifique que foram cometidos crimes contra a humanidade, a fim de evitar a impunidade".

"Isso pressupõe que o Conselho de Segurança atue por sua iniciativa, ou por recomendação da Assembleia Geral, para que se considere o encaminhamento da situação ao Tribunal Penal Internacional", afirmou o líder da ONU.

O TPI foi criado para buscar a responsabilização pelas piores atrocidades do mundo: crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio.


Fonte: Agência Brasil
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem