Bolsonaro chega ao segundo turno com mais governadores aliados do que Lula; veja o panorama por estado

Bolsonaro chega ao segundo turno com mais governadores aliados do que Lula; veja o panorama por estado

 

Atual presidente tem apoio de sete chefes de Executivos estaduais eleitos neste domingo; onde há segundo turno, líderes nas pesquisas se dividem na polarização nacional

Porto Velho, RO 
- A largada do segundo turno da disputa presidencial traz o presidente Jair Bolsonaro (PL) em vantagem contra o ex-presidente Lula (PT) em um quesito: o número de governadores aliados, considerando aqueles já eleitos ou os que lideram disputas locais. 

Bolsonaro, que avançou com 43,2% dos votos válidos em todo o país, é apoiado por pelo menos sete governadores eleitos. Lula, que totalizou 48,4% dos votos válidos no primeiro turno, tem o apoio de quatro governadores de estados do Nordeste que saíram vitoriosos neste domingo.

O atual presidente é correligionário do governador reeleito do Rio, Cláudio Castro (PL), e também costurou alianças ou recebeu sinalizações de apoio ao longo da campanha dos governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal; Wanderlei Barbosa (Republicanos), de Tocantins; Gladson Cameli (PP), do Acre; Antônio Denarium (Republicanos), de Roraima; e Mauro Mendes (União), do Mato Grosso.

Bolsonaro ainda buscará nos próximos dias os apoios de dois governadores que evitaram declarar apoio no primeiro turno da eleição presidencial, mas que já deram declarações contrárias a Lula: Romeu Zema (Novo), reeleito em Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.

Lula, por sua vez, vai disputar o segundo turno com apoio de três governadores eleitos pelo PT: Fátima Bezerra, que renovou seu mandato no Rio Grande do Norte, Rafael Fonteles, do Piauí, e Elmano de Freitas no Ceará. 

O ex-presidente conta ainda com apoio do governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e deve costurar uma aliança com Helder Barbalho (MDB), do Pará. Helder chegou a participar de eventos de campanha com Lula, mas evitou declarações explícitas de apoio, já que seu partido, o MDB, tinha candidatura própria à Presidência.

Bolsonaristas e lulistas lideram seis disputas cada

Nos estados em que ainda haverá segundo turno, Lula e Bolsonaro reúnem, cada um, apoios de seis candidatos que apareceram na liderança após a apuração deste domingo.

O petista é aliado dos governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). Também é apoiado pelos candidatos que lideram as disputas em Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade); no Sergipe, Rogério Carvalho (PT); e na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Lula ainda apoia três candidatos que avançaram ao segundo turno de seus estados na vice-liderança: Eduardo Braga (MDB), no Amazonas e os petistas Fernando Haddad, em São Paulo, e Décio Lima em Santa Catarina.

Bolsonaro, por sua vez, é apoiado por candidatos do PL que lideram as disputas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina - respectivamente, o ex-ministro Onyx Lorenzoni e o senador Jorginho Mello. O presidente também é aliado de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que ficou à frente no primeiro turno em São Paulo, e dos concorrentes que lideram no Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB); em Rondônia, Marcos Rocha (União); e no Amazonas, Wilson Lima (União).


Fonte: O GLOBO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem