Prefeitura trabalha pela saúde física e mental dos servidores

Prefeitura trabalha pela saúde física e mental dos servidores

Coordenação de Saúde Ocupacional contribui para a saúde dos servidores de Porto Velho

Porto Velho,RO -
Os serviços de infraestrutura, saúde, educação e moradia, ofertados pela Prefeitura de Porto Velho, acontecem graças ao trabalho de mais de 11 mil servidores públicos municipais que se empenham todos os dias em função da administração da capital.

Comemorado em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público elucida a importância e preocupação da administração municipal em relação à saúde e segurança dos seus servidores.

"Por causa desse olhar diferenciado da Prefeitura com os servidores do município, foi montada a Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO), onde nós trabalhamos a preservação da saúde do servidor público em todas as esferas”, explicou a secretária-adjunta municipal de Administração, Ana Cláudia.

A secretária acrescenta que os servidores que estão em tratamento de alguma patologia são acompanhados e retirados da frente de trabalho quando necessário. “Estamos ao lado do servidor como forma de gratidão por tudo que ele contribui com a administração municipal".

PREVENÇÃO

Através da pasta, a prefeitura realiza trabalhos em prevenção a doenças e violências envolvendo colaboradores de todas as secretarias, mediante os meses alusivos, pela Divisão de Desenvolvimento e Planejamento de Projetos de Saúde do Servidor.

Secretária acredita que o bem-estar do servidor reflete no bom desempenho profissional

Neste ano, a Semad realizou ações em alusão ao Agosto Lilás, contra a violência doméstica, oferecendo atendimento psicossocial e aula de defesa pessoal às servidoras; Setembro Amarelo, quando realizou a I Jornada de Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida, através de conversação e palestras; e Outubro Rosa, em alusão a prevenção do câncer de mama e colo do útero. Agora, a secretaria trabalha no planejamento das ações do Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata.

Além disso, a Semad também cabeceia o Projeto "Re-Significar", que oferece suporte psicológico a servidores municipais. O projeto foi desenvolvido em 2020 devido à incidência de transtornos psicológicos durante a pandemia, sendo que ansiedade, depressão, estresse e síndrome do pânico são as queixas mais frequentes apresentadas pelos colaboradores.

O atendimento consiste na realização de uma avaliação prévia e encaminhamento a um atendimento especializado.

"Nós entendemos que trabalhando o bem-estar do servidor, estamos investindo em resultados ao Município a longo prazo. Além de melhorar a harmonia e o ambiente de trabalho, também conseguimos diminuir os casos de doenças ocupacionais e os riscos de acidentes de trabalho. Ou seja, priorizando a saúde do servidor, a Prefeitura produz muito mais", finalizou a secretária.

Para ter acesso ao serviço, é preciso realizar o agendamento prévio pelo site, sendo que os atendimentos ficam disponíveis nos períodos da manhã e tarde, na própria Semad (rua Duque de Caxias, nº 186, bairro Arigolândia).

Informações ou dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (69) 98423-6412 (WhatsApp).


Fonte: Prefeitura de Porto Velho
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem