Série de terremotos de até 5,9 graus estremece o Sul do Peru em 19 horas

Série de terremotos de até 5,9 graus estremece o Sul do Peru em 19 horas

Não há notícia, até o momento, de vítimas fatais; também foi descartada a possibilidade de tsunami

Porto Velho, RO
- Dezesseis terremotos de até 5,9 graus estremeceram o Sul do Peru, nessa sexta-feira, sem vítimas ou danos materiais relatados até agora. A informação foi confirmada pelo Centro Sismológico Nacional.

O maior movimento telúrico foi de 5,9 graus, registrado às 15h22 (horário local), com epicentro no Oceano Pacífico, a 26 km de profundidade e 111 km a sudoeste da cidade de Ica, localizada na costa na região homônima, cerca de 400 km ao sul de Lima, relatou o Centro.

O último terremoto foi de 4,0 graus, registrado às 23h08 (hora local), com epicentro no Oceano Pacífico, 98 km a sudoeste de Ica.

A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha descartou o risco de esses terremotos causarem um tsunami.

Hernando Tavera, presidente do Instituto Geofísico do Peru, explicou que esses eventos sísmicos foram produzidos pela "colisão de contato entre as placas de Nazca e da América do Sul".

– Tentamos ser muito claros, somos um país feito por terremotos e eles sempre nos acompanharão. Toda essa atividade tem sua origem no processo de convergência de colisões de placas, que sempre estará presente. 

É algo que não podemos controlar ou evitar – disse Tavera, acrescentando: – O interessante sobre este caso é que os epicentros são offshore.


O Peru é afetado a cada ano por pelo menos 400 terremotos perceptíveis. O país está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de extensa atividade telúrica, que se estende ao longo da Costa Oeste do continente americano.

O último terremoto de grande magnitude e consequências trágicas ocorreu em Pisco, também na região de Ica, em 15 de agosto de 2007, quando um terremoto de magnitude 7,9, com epicentro na Costa Central, deixou 595 mortos. Naquela ocasião houve um pequeno tsunami.


Fonte: O GLOBO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem