Taiwan: China busca normalizar atividades militares perto da ilha

Taiwan: China busca normalizar atividades militares perto da ilha

Atividades serão gradualmente normalizadas, diz Ministério da Defesa

Porto Velho, RO - A China está tentando normalizar suas atividades militares perto de Taiwan, incluindo cruzar a linha mediana do Estreito de Taiwan, o que representa um desafio como nunca visto antes, disse o Ministério da Defesa de Taiwan nesta terça-feira (4).

A China, que vê a ilha democraticamente governada como seu próprio território, realizou jogos de guerra, incluindo o lançamento de mísseis sobre Taipé, no início de agosto, em resposta à visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

As atividades militares da China perto de Taiwan continuaram em nível muito reduzido, embora aeronaves militares chinesas ainda cruzem rotineiramente a linha mediana do Estreito de Taiwan, que anteriormente servia como barreira não oficial entre os dois.

"No futuro, as atividades de aeronaves e navios militares comunistas chineses, que entram em nossa zona de identificação de defesa aérea, cruzando a linha mediana e se aproximando de áreas marítimas próximas à ilha, se tornarão gradualmente mais normalizadas", disse o ministério.

"As Forças Armadas nacionais enfrentam desafio diferente de tudo que já se viu antes", disse o ministério em relatório ao Parlamento antes de o ministro da Defesa, Chiu Kuo-cheng, responder a perguntas de parlamentares, cujo texto foi analisado pela Reuters.

A China diz que as Forças Armadas têm o direito de operar em torno de Taiwan, pois é território chinês.

O governo de Taiwan condena as ameaças de Pequim e rejeita as reivindicações de soberania da China, dizendo que apenas os 23 milhões de habitantes da ilha têm o direito de decidir seu futuro.

Taiwan reagirá às ameaças militares da China, aumentando "apropriadamente" seu nível de prontidão para o combate e permanecendo em alerta máximo, acrescentou o ministério.


Fonte: Agência Brasil
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem