UE aprova USB-C como padrão para carregadores de celular

UE aprova USB-C como padrão para carregadores de celular

Medida foi aprovada por 602 votos contra 13 votos

Porto Velho, RO - O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira (4) novas regras que introduzirão na União Europeia uma única porta de carregamento de bateria de celulares, tablets e câmeras até 2024, uma novidade mundial que deve afetar a Apple mais do que seus rivais.

A votação confirma um acordo anterior entre as instituições da União Europeia e tornará os conectores USB-C usados ​​por dispositivos Android padrão dos países do bloco, forçando a Apple a alterar seus aparelhos.

Entre os grandes fornecedores de dispositivos eletrônicos para clientes europeus, espera-se que a Apple esteja entre as empresas mais afetadas. Analistas, porém, também esperam um possível impacto positivo, pois pode incentivar os usuários de aparelhos Apple a comprarem modelos mais recentes da empresa, trocando os dispositivos que sequer possuem entrada USB-C.

Os parlamentares europeus apoiaram a medida com ampla maioria: 602 votos a favor contra apenas 13. A Comissão Europeia estima que o carregador de bateria com um único padrão economizará cerca de 250 milhões de euros aos consumidores.

Metade dos carregadores vendidos com telefones celulares em 2018 tinham um conector USB micro-B, enquanto 29% tinham um conector USB-C e 21% um conector Lightning, usado pela Apple, segundo estudo da Comissão de 2019.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seguiu a discussão europeia e abriu uma consulta pública entre junho e agosto para proposta de padronização de carregadores de celulares com padrão USB-C.


Fonte: Agência Brasil
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem