Fhemeron pede solidariedade e convoca população a doar sangue

Fhemeron pede solidariedade e convoca população a doar sangue

Todos os tipos sanguíneos são necessários, pois o sangue é insubstituível e sem ele cirurgias são suspensas

Porto Velho, RO - O mês de novembro iniciou com estoque baixo para o tipo sanguíneo O +, sendo a tipagem mais usada. Com o intuito de salvar vidas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron iniciou neste mês, o chamamento para que a população doe sangue. Pessoas com idade entre 18 e 69 anos, com boas condições de saúde podem procurar qualquer hemocentro no Estado.

Paulo César, doador de sangue há mais de 10 anos

O doador há mais de 10 anos, Paulo César de Araújo, de 36 anos, conta como realizar esse ato de solidariedade. “É muito gratificante saber que eu posso ajudar pessoas e salvar vidas. Meu pai sofreu um acidente uns anos atrás e ele precisou de sangue na cirurgia, foi a partir desse momento que vi que podia ajudar outras pessoas que tinham o meu tipo sanguíneo. Esse ato oferece ao receptor mais uma chance para viver”, afirmou Paulo.

No dia 25 de novembro, também é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e para conscientizar a população, a Fhemeron realizará coletas externas durante todo mês.

A primeira ação começou na Defensoria de Rondônia, nesta terça-feira (8). A próxima coleta será nesta sexta-feira (11), no Hospital do Amor da Amazônia, localizado na BR-364, a partir das 13h30 e deve finalizar às 19h.

Nos dias 18 e 19, a Fhemeron também estará no município de Guajará-Mirim, na Escola E.E.F. Capitão Godoy, localizada na Avenida Cândido Rondon, para realizar a campanha. Os hemocentros regionais de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena também estão disponíveis.

Todos os tipos sanguíneos são necessários, pois o sangue é insubstituível e sem ele cirurgias são suspensas. O assistente social da unidade, Dimarães da Silva conta: “você pode salvar até 4 vidas com uma doação, é um ato solidário e simples, o momento é agora, e sangue é vida”, enfatizou Dimarães.

CRITÉRIOS PARA SER DOADOR

Estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 69 anos; 16 e 17 anos poderá doar acompanhado pelo pai/mãe ou responsável legal; ter peso igual ou superior a 50kg; alimentação saudável, evitando refeição gordurosa três horas antes da doação; homem pode doar até 4 vezes no período de um ano, sendo que intervalo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias; mulher pode doar 3 vezes no período de um ano com intervalo mínimo de 90 dias; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.


Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem