Sedam reforça monitoramento das condições ambientais com Sala de Situação, em Rondônia

Sedam reforça monitoramento das condições ambientais com Sala de Situação, em Rondônia

 Através da Sala de situação, Sedam realiza Prevenção e mitigação de eventos hidrológicos extremos

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam vem trabalhando para avançar na área de meteorologia e de hidrologia. Neste viés foi criado um site denominado Sala de Situação, com o objetivo de instruir todo o monitoramento ambiental, que é realizado para promover medidas que minimizem os efeitos de secas e inundações pelo Estado.

A Sala de situação da Sedam é um centro de monitoramento de eventos hidrometeorológicos de Rondônia, estruturado pelas Coordenadorias de Geociências – Cogeo e de Recursos Hídricos – Coreh, e que permite o acompanhamento diários dos níveis dos rios e eventos meteorológicos. Estas informações são registradas por meio de boletins, alertas e relatórios que são enviados aos gestores e interessados; via e-mail ou disponibilizados para qualquer cidadão pelo site da Sedam.

O funcionamento da Sala de Situação ocorre como um centro de gestão de situações críticas e através do acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos, de modo a identificar possíveis ocorrências de eventos críticos, permitindo assim, a adoção antecipada de medidas mitigadoras com a finalidade de minimizar os efeitos de secas e inundações.

Com elaboração de boletins diários, semanais e mensais, a Sala de Situação tem um papel central na ampliação da rede hidrometeorológica, implantação de banco de dados, aplicação de modelos numéricos, análise de imagens de satélite, confecção de mosaico de radares meteorológicos, elaboração de boletins e emissão de avisos de tempo severo e extremos hidrológicos.

A Sala de Situação realiza acompanhamento por meio de eventos hidrológicos críticos

Por meio de previsões climáticas, há tendências de impactos negativos mediante condições extremas; déficit ou excesso de precipitação no Estado, que serão analisados em forma de cenários.

Estes cenários poderão ser hidrológicos: enchentes ou secas nos rios, o agrícola: déficit hídrico para culturas, o meteorológico: pancadas de chuvas intensas com trovoadas e ventanias, e o de risco de queimadas (baixa umidade relativa e déficit de precipitação), que são representados por análise espaço temporal dos focos de calor.

Outro ponto importante é a contribuição da Sala de Situação à sociedade. A Sedam lançou o Portal da Sala de Situação, site onde é possível consultar o nível dos rios e a ocorrência de chuva nos pontos de áreas críticas. Também são publicados no site da Secretaria Estadual, todos os boletins emitidos pela Sala de Situação, além de outras informações de interesse público; como dados de Climatologia do Estado e notícias relevantes acerca de eventos hidrometeorológicos extremos.

O boletim meteorológico é produzido em parceria com a Agência Nacional de Água – ANA; o Serviço Geológico do Brasil – CPRM; o Sistema de Proteção da Amazoni – Sipam; o Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO e a Defesa Civil de Rondônia.

COMO FUNCIONA?

Nas salas de monitoramento da Sedam, as equipes trabalham com dados que são recebidos a cada 15 minutos. A rede de monitoramento de dados hidrometeorológico é composta por estações convencionais e por Plataforma de Coletas de Dados – PCD, meteorológica, hidrológicas e pluviométricos.

Tais estações são dotadas de sensores de nível, que medem a variação nos níveis das águas com alta precisão, bem como pluviômetros automáticos, capazes de registrar a quantidade de chuva em intervalos de segundos. Os dados são recebidos, resumido e processados por meio de modelos hidrológicos, elaborados pela equipe técnica da Sedam, e compilados em forma de boletins de monitoramento, enviados aos órgãos de interesse.

Sempre que há necessidade, são enviados também boletins de alerta hidrológico, com informações adicionais de previsões dos níveis dos rios, de forma que os devidos órgãos atuantes possam se preparar estrategicamente para o evento.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem