Sejus obtém aumento em números de convênios para contratação de mão de obra reeducanda

Sejus obtém aumento em números de convênios para contratação de mão de obra reeducanda

Sejus possui  convênios que totalizam 1.956 vagas de trabalho direcionadas aos internos 

A utilização da mão de obra reeducanda no Estado de Rondônia já é uma realidade. Os números de convênios aliados às atividades realizadas dentro das unidades colocaram o Estado em 4º lugar no ranking nacional em números de reeducandos inseridos em atividades laborais, segundo o último levantamento do Departamento Penitenciário Nacional – Depen. O número representa 52%, ou seja, mais da metade da população carcerária.

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça possui 48 convênios ativos, o que totaliza 1.956 vagas de trabalho direcionadas aos internos do sistema penitenciário estadual. Os convênios abrangem diversos níveis de escolaridade; tendo vagas para serviços gerais, apoio administrativo, encarregado de obras, pedreiro, eletricista, carpinteiro, dentre outros. Os valores pagos aos reeducandos podem chegar até 2 salários mínimos, não podendo ser menores que ¾ de 1 salário mínimo.

Convênios com a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Prefeituras de Theobroma e Presidente Médice, Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo – Semur de Porto Velho, e Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – Seas, foram recentemente renovados por mais 12 meses, os demais seguem em vigência.

Entre os diversos benefícios da contratação da mão de obra reeducanda, estão a liberação da utilização das Leis Trabalhistas, isso possibilita uma grande economia para quem contrata. O serviço de qualidade é garantido através da seleção do Banco de Talentos da Sejus, que classifica os reeducandos desde a entrada no sistema prisional, avaliando-os por experiências profissionais, cursos técnicos ou superior, além da capacitação ofertada nas unidades prisionais.

Convênios abrangem diversos níveis de escolaridade

“Além dos múltiplos benefícios para quem contrata, a celebração dos convênios traz ao Estado, o trabalho de ressocialização; conseguimos inserir os privados de liberdade em uma rotina laboral, que aliada à capacitação, facilitará sua inserção no mercado de trabalho”, pontuou o governador do Estado, Marcos Rocha.

NÚMERO DE CONVÊNIOS

De 2018 a 2022, o número de convênios obteve um aumento de 220%, sendo 15 celebrados em 2018, 28 em 2019, 35 em 2020, 39 em 2021 e 48 em 2022. O secretário de Justiça, Marcus Rito atribui o crescimento expressivo ao sucesso que as celebrações vêm apresentando. “A Sejus segue vários critérios de classificação para a disponibilização da mão de obra, isso garante uma oferta de serviço qualificado, que junto ao benefício da economia, aumenta a procura para estas contratações”, destacou.

Fonte: Portal Do Governo do Estado De Rondônia 

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem