Defesa Civil faz alerta após rio Madeira entrar em cota de atenção em Porto Velho

Defesa Civil faz alerta após rio Madeira entrar em cota de atenção em Porto Velho


Nazaré, no baixo madeira, foi a comunidade mais atingida pela cheia do Rio Madeira, em Porto Velho — Foto: José Pimentel/Defesa Civil

Porto Velho, Rondônia - Após o rio Madeira chegar aos 14 metros e atingir a cota de atenção em Porto Velho, a Defesa Civil começou a monitorar as regiões que mais sofrem com a cheia, como as comunidades do baixo, médio e alto Madeira, além dos bairros da região central da capital.

Segundo registro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio entrou em cota de atenção na tarde de sexta-feira (24), quando atingiu 14,11 metros, mas na manhã desta segunda-feira (23), o rio voltou a recuar, chegando aos 13,62.

De acordo com a Defesa Civil, a oscilação no nível do rio é normal nessa época do ano, já que durante o período conhecido como 'inverno amazônico', as chuvas chegam com intensidade na cabeceira do rio.
"A cheia é natural do ano e para haver o transbordamento, precisa ocorrer a enchente e no caso, ele ainda não estrangulou os igarapés. Então quando ele estrangular os igarapés, a Defesa Civil entra em ação para atender todos", explicou Anderson Luis, Gerente de Operações e Socorro da Defesa Civil.

A cota de atenção indica a possibilidade moderada de ocorrência de inundação. O Madeira entra em cota de alerta se atingir 15 metros e de transbordamento após os 17 metros.

“Com a previsão de muita chuva no Madre de Dios e no rio Beni, a tendência é que o rio chegue aos 15 metros ou próximo. A Defesa Civil vem monitorando essas comunidades que moram próximo aos córregos, ali no Beco da Rede, Beco do Birro, aqui na capital, aqui no Cai n’Água e estamos providenciando uma equipe que está descendo pra Nazaré”, disse Anderson.

Cheias históricas

Em 2014, o nível do rio Madeira passou dos 19 metros e milhares de pessoas foram retiradas de casa pelo telhado.

Outro ápice no nível do rio foi em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros. Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho.

Fonte: G1, RO 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem