Governo de Rondônia define ações para desenvolvimento de Rondônia durante reunião do Conder, na Capital

Governo de Rondônia define ações para desenvolvimento de Rondônia durante reunião do Conder, na Capital


Porto Velho, RO - Com o objetivo de apresentar um balanço das ações de fomento econômico de Rondônia, de 2019 a 2022 e definir novas iniciativas para 2023, o Governo do Estado realizou nesta quinta-feira (23), no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, a abertura dos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia – Conder, responsável por assessorar as diretrizes e estratégias relacionadas à Política de Incentivos ao Desenvolvimento de Rondônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, presidente do Conder, destacou que é perceptível nos resultados obtidos na economia e melhoria da qualidade de vida da população, como o Estado cresceu e garantiu que novos avanços serão conquistados em 2023. ‘‘Quando a gente observa Rondônia, como crescemos em muitos aspectos sociais; como geração de empregos, atração de empresas, e o quanto a população está feliz. Rondônia encontrou o caminho certo, e vamos continuar nesse ritmo, produzindo mais e investindo na infraestrutura dos municípios, para termos cada vez mais cidades bonitas e atrativas para investimentos’’, assegurou.

Marcos Rocha pontuou, ainda que, Rondônia busca ser referência em economia verde. ‘‘Temos essa visão de avançar mais na produção, impedindo o desmatamento’’. O governador também reforçou que o governo de Rondônia seguirá firme na luta contra a corrupção, investindo os recursos onde realmente necessita, para que o Estado seja cada vez mais forte. O vice-governador, Sérgio Gonçalves, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sedec e secretário executivo do Conder, disse que Rondônia tem muito o que celebrar na safra de resultados na economia nos últimos quatro anos e que uma nova safra de bons resultados está por vir.

‘‘Nós temos muitos indicadores econômicos que comprovam que a economia de Rondônia melhorou, e isso mesmo durante uma pandemia.

Entre eles está o de geração de empregos, em que o saldo é de 34.801 postos de empregos nos últimos quatro anos. Outro saldo positivo é o de abertura de empresas, que alcançou 15.211 novos negócios, um aumento de 59,8%, de 2018 para 2022. Além disso, o faturamento das empresas cresceu mais de 90%, comparando o ciclo de 2015-2018 e 2019-2022. Estamos buscando com a direção do governador ajudar as empresas, por entender o papel delas, na geração de prosperidade para a nossa gente e ao nosso Estado’’, afirmou.

BALANÇO


Além disso, de acordo com a Sedec, durante os últimos quatro anos, por meio do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial de Rondônia - Fider, foi concedido, pelo Conder, mais de R$ 90 milhões ao fomento do setor produtivo rondoniense, dos quais trouxeram resultados exitosos relacionados ao Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia - Proampe, Plano Estadual de Turismo; Plano Estadual de Logística e Transportes de Rondônia - Pelt, Rondônia Rural Show Internacional; Festival do Tambaqui; e os concursos de sustentabilidade do café e do cacau.

O Programa de Incentivo Tributário – PIT e o Programa de Incentivo Locacional, concederam incentivos a 51 indústrias, com projeção de aproximadamente 2.500 novos postos de trabalhos e R$ 350 milhões em investimentos fixos. O Conder é composto ainda pelos titulares da Secretaria de Estado de Finanças - Sefin, da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão - Sepog, da Secretaria de Estado da Agricultura - Seagri, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental - Sedam, de instituições financeiras, além lideranças de federações que representam os setores produtivos do Estado.

Os conselheiros também participaram, na ocasião, de palestra com professor Dr. Luís Fernando Guedes, profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Gestão da Inovação, que discorreu sobre a importância da aplicação da inovação para se destacar no cenário econômico nacional, e que ela começa dentro do ambiente de trabalho, melhorando as práticas das atividades, para então beneficiar aqueles que são atendidos pelos serviços.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem