Juíza manda Câmara de Ariquemes cumprir norma que determina a perda do mandato de Chico Pinheiro após condenação por crime eleitoral

RONDÔNIA 10 - O seu portal de notícias de Rondônia
  • Início
  • Brasil
  • Geral
  • Esporte
  • Polícia
  • Política
  • Vídeos
Página inicialPolítica

Juíza manda Câmara de Ariquemes cumprir norma que determina a perda do mandato de Chico Pinheiro após condenação por crime eleitoral


A magistrada Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes diz que a sentença imposta por falsidade ideológica eleitoral

Porto Velho, RO – Na última segunda-feira (27), a juíza Eleitoral Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes deu 48 horas de prazo para que a Câmara Municipal de Ariquemes se manifeste sobre norma do Regimento Interno.

O dispositivo determina que o presidente da Casa de Leis municipal, o vereador José Francisco Pinheiro, o Chico Pinheiro, do MDB, perca o mandato.

Isto porque, de acordo com a magistrada, Pinheiro fora condenado em sentença já transitada em julgado pelo crime de falsidade ideológica eleitoral.

“No caso em apreço, repise-se, o réu foi eleito no último pleito municipal para o cargo de vereador da Câmara de Vereadores do Município de Ariquemes – gestão 2021/2024, atualmente exerce o cargo de presidente do Poder Legislativo Municipal; tendo em vista que o mesmo fora condenado por sentença criminal o seu mandado eletivo deve ser declarado extinto, com a consequente perda do cargo de vereador”, diz a representante do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO).

Ela, em seguida, transcreve na sentença a norma do Regimento Interno:

“O Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Ariquemes preceitua:

Art. 84 – A extinção do mandato dar-se-á com:

[…]

III – condenação definitiva por crime funcional ou eleitoral, ou por outro crime que haja sido cominada pena de prisão de dois ou mais anos;

[…]

1º - Ocorrido ou comprovado o ato ou fato extinto de mandato, o Presidente da Câmara, na primeira reunião, comunicará ao Plenário e fará constar da ata a declaração de vacância de cargo de Vereador, convocando seu suplente quando for o caso, observado o que dispõe a Lei Orgânica dos Municípios.


Art. 86 - A extinção do mandato torna-se efetivo pela só declaração do ato ou fato pela Presidência, inserida em ata, após sua ocorrência e comprovação.

Parágrafo Único – O Presidente que deixar de declarar a extinção ficará sujeito às sanções de perda do cargo e proibição de nova eleição para o cargo da Mesa durante a Legislatura”.

A juíza encerra cientificando o Ministério Público Eleitoral (MPE/RO) sobre a deliberação, mas antes sacramenta:

“Outrossim, NOTIFIQUE-SE ao Presidente e aos demais integrantes da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Ariquemes a respeito condenação por crime eleitoral, com trânsito em julgado, do vereador JOSÉ FRANCISCO PINHEIRO, para que cumpram na íntegra a norma do Regimento Interno acima transcrita, devendo informar ao juízo, no prazo de 48hs (quarenta e oito horas), as medidas adotadas para cumprimento da determinação legal regimental”, finalizou.

CONFIRA:









Fonte: Rondônia Dinâmica
Tags: Política
  • Facebook
  • Twitter
Talvez você goste destas postagens
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV DO POVO

Postagem em destaque

Destaque

Processo de licitação para ponte binacional entre Brasil e Bolívia é suspenso

Reforma

Secretário de Obras de Porto Velho diz que plano principal é 'construir ponte provisória' na Estrada de Santo Antônio

Governadores de todos os Estados encaminham projetos ao presidente da República

Mulher se engasga em restaurante e é salva por policial

Pesquisar

Formulário de contato

RONDÔNIA 10 - O seu portal de notícias de Rondônia
Design by - Blogger Templates

Formulário de contato