Municípios de Rondônia têm até 28 de fevereiro para adesão ao Programa Saúde na Escola

Municípios de Rondônia têm até 28 de fevereiro para adesão ao Programa Saúde na Escola


Alimentação saudável e prevenção da obesidade fazem parte das ações do programa

Porto Velho, RO - Com o objetivo de promover ações estratégicas de integração das áreas de Saúde e Educação, para o enfrentamento de vulnerabilidades e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes das redes públicas de educação básica, os municípios rondonienses têm até 28 de fevereiro para aderirem ao Programa Saúde na Escola-PSE, vinculado aos Ministérios da Saúde e da Educação.

‘‘É importante fortalecer a adesão dos municípios de Rondônia ao PSE para os Ciclos 2023-2024. Esse programa é uma estratégia fundamental para os nossos estudantes e para o Estado, pois traz de forma integrada um trabalho sério e responsável entre as áreas de Saúde e Educação’’, afirma o governador de Rondônia Marcos Rocha. A adesão ao PSE deve ser feitas pelos secretários municipais de saúde e educação por meio da plataforma e-Gestor AB, disponível em https://egestorab.saude.gov.br, no módulo PSE, conforme passo a passo que está disponível na plataforma. “

Em Rondônia, o PSE é desenvolvido no âmbito da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, e a coordenadora estadual do programa Maria Inês Alves Fernandes explica que, trata-se de uma política intersetorial de iniciativa do Governo Federal, que apoia financeiramente os municípios que fazem a execução das ações, e onde o Estado é responsável por ofertar apoio institucional e por mobilizar os municípios para a construção de espaços coletivos de troca de aprendizagens contínuas, provocando o aumento da capacidade e capilaridade de implementação do programa.

AÇÕES

São 13 as ações do PSE de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos nas escolas: saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, prevenção do HIV/IST, prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; saúde bucal, saúde auditiva, saúde ocular e prevenção à covid-19.

Os critérios para adesão do público prioritário ao programa, são: creches públicas e conveniadas do município, escolas rurais, escolas com alunos em medida socioeducativas e escolas que tenham, pelo menos, 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A pactuação do PSE em Rondônia no Ciclo 2021-2022 contemplou 52 municípios, alcançando 828 escolas, entre municipais e estaduais, beneficiando 260.290 estudantes, e também 9.654 crianças de 120 creches. E envolveu 643 profissionais das equipes de saúde pactuadas.

”É importante salientar que, para a Adesão dos Ciclos 2023 e 2024 do PSE, é imprescindível pactuar as escolas estaduais, uma vez que crianças, adolescentes e jovens, entre a população escolarizada devam receber maiores informações sobre saúde e prevenção”, considera Maria Inês.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem