Casas ficam quase cobertas pela água de rio e indígenas precisam se abrigar em barcos na TI Uru-Eu-Wau-Wau

Casas ficam quase cobertas pela água de rio e indígenas precisam se abrigar em barcos na TI Uru-Eu-Wau-Wau


Casas ficam quase submersas por água do rio Pacaás Novos em RO — Foto: Reprodução

Porto Velho, RO - Indígenas tiveram que se acomodar em barcos ou improvisar abrigos depois que o rio Pacaás Novos subiu e alagou pelo menos quatro aldeias da Terra Indígena (TI) Uru-Eu-Wau-Wau, na região de Guajará-Mirim (RO), a mais de 300 km de Porto Velho.

As aldeias Laranjal, São Luís, Cristo Reis e Pedreira foram as mais afetadas. Imagens registradas pelos moradores mostram algumas casas praticamente cobertas pela água. Plantações também foram afetadas.

De acordo com Geremias Oro Win, morador da aldeia Cristo Rei, o rio começou a subir na quinta-feira (23) e no dia seguinte, já tinha atingido as casas.

“Muitas famílias tiveram que mudar de lugar e outras se arrumaram dentro dos barcos e estão aqui passando os dias. O tempo está se formando outra vez, provavelmente vai vir mais chuva”, relata.

Em vídeos, ele mostra as plantações de macaxeira, banana e café afetadas pela água.

“A água chegou mesmo e ainda vai subir mais porque está subindo bastante a água. Aqui está dando no meio da canela. Esse é um dos roçados que já está indo pro fundo [da água]. Nós temos uma outra roça também de banana que já foi pro fundo. E elas não são próximas da beira do rio não, é bem longe”, narra.

Além dos prejuízos materiais, os indígenas que vivem nas comunidades afetadas sofrem com falta de água potável, já que a água do rio danificou o poço artesiano que eles utilizam. Alimentação e higiene também são necessidades críticas.

“A situação tá precária. A gente não tem onde pegar água, estamos pegando água do rio”, conta Geremias.

Fonte: G1, RO 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem