Quase 150 suspeitos de violência doméstica são presos em dez dias, em RO

Quase 150 suspeitos de violência doméstica são presos em dez dias, em RO


Dados da Civil foram divulgados nesta terça-feira (29) — Foto: Jornal Nacional

Em dez dias realizando a operação Átria no estado de Rondônia, a Polícia Civil conseguiu prender quase 150 acusados de violência doméstica. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29).

Segundo a polícia, a ação é promovida pelo governo federal e foi iniciada no dia 18 de março em todo território nacional.

Até a terça-feira (28) foram realizada 147 prisões de investigados por agressão contra mulheres.

O balanço da operação também indica que, nestes dez dias, foram realizados:

  • 18 mutirões em Vilhena, Cacoal e Porto Velho, cidades com os maiores índices de violência doméstica;
  • 2.394 diligências policiais no estado;
  • mais de 2 mil atendimentos para mulheres vítimas da violência;
  • cerca de 500 solicitações de medidas protetivas encaminhadas à Justiça.
Violência doméstica é crime e deve ser denunciada. A vítima pode realizar a denúncias em qualquer unidade policial, pela Delegacia Virtual da Polícia Civil Rondônia e pelo telefone 197, que é gratuito e funciona 24 horas.

O requerimento de medida protetiva é previsto na Lei 11.340/2006 (Maria da Penha). A vítima pode requerer ao Juizado de Violência Doméstica a aplicação de diversas medidas restritivas aos agressores, dentre as quais o afastamento do lar e a proibição de aproximação e ou contato por qualquer meio com a vítima e familiares.

É oportunizado à vítima, o encaminhamento à Casa Abrigo, local seguro e sigiloso aonde ela pode aguardar abrigada o deferimento da medida, inclusive acompanhadas de seus filhos.

Em 2022, o estado de Rondônia teve mais de 9 mil ocorrências de violência doméstica registradas. O o mês de setembro foi o que apresentou maior número, com quase 1 mil denúncias contra agressores.

Fonte: G1, RO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem