Vacinas contra gripe são entregues às regionais de saúde de Rondônia, para vacinação imediata

Vacinas contra gripe são entregues às regionais de saúde de Rondônia, para vacinação imediata

Região Norte do Brasil recebeu com antecipação do MS, a vacina contra a gripe

Porto Velho, RO
- A região Norte do Brasil recebeu com antecipação do Ministério da Saúde – MS, a vacina contra a gripe. A medida tem como um dos motivos, a vulnerabilidade do cidadão, ocasionada pelo período de chuvas. O Governo de Rondônia iniciou esta semana, a distribuição das vacinas para as regionais de saúde. Todos os municípios ao receberem das regionais, poderão fazer o cronograma de campanha para aplicação, conforme informou a técnica da Coordenação Estadual de Imunização da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Eliza Ferraz.

VACINA

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus Influenza, que é transmitido por gotículas de secreção respiratória e saliva, que podem estar suspensas no ar ou depositadas sobre superfícies. A vacina, ainda, é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.

“A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde – SUS é do tipo trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma da influenza B. Quando uma pessoa é vacinada, o seu sistema imunológico reconhece as proteínas do vírus, produz anticorpos e células protetoras contra as cepas presentes na vacina que tomou”, finalizou Eliza.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça a importância da imunização contra a Influenza. “O objetivo é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças. A vacinação é a forma eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações”, disse.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima evidencia quanto à constante mudança do vírus, a qual requer atenção com a imunização de ano em ano. “Não haverá um dia D para vacinação, a campanha já começou oficialmente no Estado, inclusive Porto Velho recebeu o imunizante e começou a atender o público prioritário. O imunizante protege contra os três subtipos do vírus que mais circulam na sociedade”, pontuou.

PÚBLICO PRIORITÁRIO


O público prioritário a ser atendido pela imunização municipal são: crianças de seis meses a cinco anos (11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, trabalhadores da saúde, servidores do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com comorbidades, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, da força de segurança e salvamento e das forças armadas.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem