Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos

Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos



No próximo sábado, 29 de abril, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, em parceria com o Departamento de Controle de Zoonoses – DCZ da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, oferecerão vacinação gratuita para animais domésticos.

O atendimento será realizado entre 8h e 14h, na Igreja Batista Comunitária, localizada na Rua Hugo Ferreira, n°3757, imunizando cachorros e gatos a partir dos 3 meses de idade com a vacina antirrábica.

A SEMUSA, por meio do DCZ, disponibiliza os imunizantes e capacita alunos selecionados da veterinária para a aplicação nos PETs e conscientização sobre a doença, visando combater a raiva animal, causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que infecta os animais domésticos e humanos.

Como explica a Dra. Ana Luzia Souza Barros, médica veterinária e coordenadora de Estágios do curso de Medicina Veterinária da FIMCA, controlar a raiva é a maneira mais eficaz de proteger os bichinhos: “A raiva é uma zoonose viral. A infecção geralmente tem início com o contato da saliva de um animal doente, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura. A vacinação antirrábica em cães e gatos é a forma de contribuir na prevenção da raiva urbana. Sendo assim protegendo os animais de estimação e contribuindo para o controle da raiva na cidade”, completa a veterinária.

Para a coordenadora do curso, professora Juliana Druziani, a prática de vacinação para animais domésticos em parceria com órgãos de saúde pública é uma atividade essencial para a formação dos alunos do curso de Medicina Veterinária da FIMCA: ´´Essa iniciativa permite aos estudantes aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver habilidades técnicas, além de contribuir para a saúde e bem-estar dos animais e da comunidade. Além disso, essa experiência promove a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças zoonóticas, como a raiva, e a importância da vacinação para a proteção dos animais”.



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem