Alunos, professores e egressos da FIMCA participam de cirurgia inédita na Região Norte

Alunos, professores e egressos da FIMCA participam de cirurgia inédita na Região Norte

 


Porto Velho, RO - Alunos, professores e egressos do curso de Odontologia do Centro Universitário Aparício Carvalho participaram, na última segunda (10), de um procedimento inédito na Região Norte: uma cirurgia na articulação temporomandibular feita por vídeo, fazendo discopexia por via artroscópica.

Dentre as abordagens minimamente invasivas, temos:
  1. Artrocentese (lavagem com lise);
  2. Artroscopia com cauterização das paredes com sinuvite (inflamação da capsula articular) e liberação das aderências articulares e do disco articular;
  3. Discopexia – reposicionamento do disco articular e sua fixação (ancoragem)
A artrocentese da articulação temporomandibular (ATM) é um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, realizado sob anestesia geral, indicado para tratamento de desordens internas, deslocamento anterior de disco (com ou sem redução) e limitação de abertura bucal de ordem articular, em casos onde não há remissão da sintomatologia com tratamentos mais conservadores. Consiste na lavagem do espaço articular superior da ATM, sem visão direta, por meio de inserção de agulhas e irrigação com soro fisiológico, com a finalidade primária de eliminar tecidos necrosados, resíduos de sangue e mediadores da inflamação.

No caso da paciente, já havia uma certa destruição da articulação, mas que ainda era possível abordar utilizando uma técnica mais inovadora de cirurgia, com uso de vídeo. O procedimento realizado neste caso foi a discopexia com artroscopia por vídeo.

O professor Flávio Martins, coordenador do curso de Odontologia da FIMCA e um dos cirurgiões-dentistas, explicou o procedimento: “A cirurgia de vídeo para ATM é uma técnica mais recente, mesmo porque envolve uma tecnologia mais avançada. É necessário um cuidado maior, um grande conhecimento de anatomia, para não causar lesões e danos, uma vez que a articulação está numa área muito próxima ao ouvido, base de crânio e outras estruturas.

“Geralmente, nós temos como procedimento cirúrgico a artrocentese, que é uma lavagem com lise da cavidade articular, a artroscopia onde realizamos cauterizações de áreas inflamadas, remoções de aderências articulares e tratamento da região distal e da cápsula articular, aplicação de anti-inflamatórios a nível muscular e de cápsula, e a discopexia por vídeo. Essas foram as abordagens feitas na paciente, com o uso da tecnologia”.

Ele acrescenta: “No caso dessa paciente, como foi feito por vídeo, a recuperação será muito mais rápida. Em dois ou três dias ela já estará bem. Ela recebeu alta com 24 horas do pós operatório, estando pronta para suas atividades essenciais. Na cirurgia convencional, seriam pelos menos 15 dias de recuperação, com um período de cicatrização mais delicado”.

O aluno Jonatas Pacheco, do 6º período e que acompanhou o procedimento, falou sobre a experiência: “É uma enorme satisfação e um privilégio poder participar de uma cirurgia de tão grande importância como essa. A atenção dispensada pelos professores em nos ensinar, explicar e orientar foi marcante profissionalmente. Levarei comigo essas orientações. Vejo como algo extraordinário para os acadêmicos, que estão vivenciando uma experiência prática de alto nível profissional”.

A acadêmica Rebeca Salvador também manifestou satisfação em participar do procedimento: “Participar da cirurgia de ontem, pra mim, foi mais que a realização de um sonho. Sou muito fã do uso de tecnologias na área da saúde e tenho percebido muito isso, principalmente aqui no nosso estado, que tem evoluído muito. E participar da cirurgia, ter noção da sua complexidade. E se não tivéssemos tamanha tecnologia e conhecimento por parte dos profissionais para transformar essa cirurgia em uma operação minimamente invasiva e resolver o problema, pra mim, foi sensacional”.



Todas essas técnicas de abordagem cirúrgica da articulação, incluindo a inserção de próteses, foram trazidas em primeira mão para a Região Norte, com a participação do curso de Odontologia do Centro Universitário Aparício Carvalho. Nesses casos, nossos acadêmicos se encontram na dianteira na formação de dentistas em Rondônia e no Brasil, tendo em vista que a instituição está presente em procedimentos inéditos e inovadores.

Fonte: ASCOM/FIMCA
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem