Fundação Rondônia representa a região Norte no Conselho das Fundações de Amparo do Brasil

Fundação Rondônia representa a região Norte no Conselho das Fundações de Amparo do Brasil

Fapero teve um salto de crescimento e reconhecimento nos últimos quatro anos

Porto Velho, RO - A Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero assumiu nesta quinta-feira (27), cadeira na Direção Executiva do Conselho das Fundações de Amparo do Brasil – Confap, representando a região Norte. É a primeira vez que a Fundação Rondônia assume assento na Diretoria Executiva do Conselho Nacional.

As Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs são mecanismos de descentralização dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I e suas ações permitiram a comunidade científica, acesso aos recursos financeiros, especialmente nos estados com menores recursos financeiros à pesquisa científica.

Criada pela Lei nº 2.528 de 25 de Julho de 2011, a Fapero teve um salto de crescimento e reconhecimento nos últimos quatro anos, dado os investimentos e atenção do Governo de Rondônia, que tem contribuído para o crescimento da Fundação Rondônia. “A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia vem buscando a inserção plena da ciência e da tecnologia na solução de problemas econômicos e sociais que afetam a vida de cada rondoniense. A Fundação acredita que o estímulo à capacitação tecnológica e a ampliação do capital intelectual são os principais vetores do desenvolvimento econômico e da elevação do nível da qualificação de vida da população”, destacou o governador Marcos Rocha.


Conselho das Fundações de Amparo reunido em São Paulo para deliberações e eleição

O presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, ressaltou a importância da eleição para uma cadeira na Diretoria Nacional. “Para que a pesquisa científica ocorra de maneira eficaz, é fundamental que existam recursos necessários. Os recursos são empregados tanto na obtenção de mão de obra especializada, como no desenvolvimento técnico dos pesquisadores, com cursos específicos, congressos e treinamentos, como na aquisição e manutenção de equipamentos, reagentes e estrutura física. Outrossim, investir na pesquisa científica é um investimento na sociedade, sendo fundamental a sensibilização e, quanto a isso, o Governo de Rondônia tem investido para que a Fapero se consolide no fomento à pesquisa regional e também nacionalmente”, disse.

FOMENTO À PESQUISA


O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 27 Fundações de Amparo à Pesquisa.

Tendo como premissa a ciência, tecnologia e inovação como fatores estratégicos indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social nacional, o Confap atua na defesa da autonomia das fundações e entidades estaduais de amparo à pesquisa e na defesa da regularidade e da efetiva execução financeira dos repasses das dotações orçamentárias para as FAPs.

Essa articulação busca respeitar e defender a diversidade das políticas locais e regionais dos Estados e do Distrito Federal, bem como a descentralização, integração e articulação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: Portal do Governo Do Estado de Rondônia 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem