Investimentos do Governo garantem certificado operacional da ANAC ao Aeroporto de Cacoal

Investimentos do Governo garantem certificado operacional da ANAC ao Aeroporto de Cacoal


Porto Velho, RO - O Aeroporto Capital do Café, localizado no município de Cacoal, recebeu a certificação operacional emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, por meio da Portaria nº 10658. Essa certificação foi resultado de um trabalho realizado pelo Governo de Rondônia, por intermédio do Departamento de Estradas e Rodagens e Transportes - DER, que investiu em melhorias na infraestrutura do aeroporto.

De acordo com o governador Marcos Rocha, a certificação concedida pela ANAC é considerada um selo de qualidade que assegura que o Aeroporto da Capital do Café atende a todos os requisitos de segurança e infraestrutura aeroportuária, além de estar em conformidade com os regulamentos da aviação civil brasileira. “Essa notícia é excelente para o estado de Rondônia, pois impulsiona a economia e atrai novos investidores para a região”, ressaltou o governador.

Conforme explicou o coordenador aeroportuário, Rogério Leme, a certificação concedida pela ANAC permitirá que o Aeroporto Capital do Café opere em conformidade com as Regras de Voo por Instrumentos – IFR, tanto durante o dia quanto à noite. “Essas regras permitem que os pilotos sejam orientados por instrumentos de bordo durante as operações de voos em condições climáticas adversas e com menor visibilidade. Anteriormente à certificação, somente as operações de voos visuais (VFR) diurnas e noturnas eram permitidas”, ressaltou o coordenador.

Segundo o diretor-geral do DER, Éder André Fernandes foram investidos mais de R$ 4 milhões no Aeroporto de Cacoal, visando sua certificação. “Para alcançar esse objetivo, foram realizadas diversas melhorias na infraestrutura do aeroporto, como a implantação de uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo - EPTA, Estação Meteorológica de Superfície - EMS, Indicador de Percurso de Aproximação - PAPI primário e secundário, execução de faixa de pista e faixa preparada, implantação de RESA, supressão vegetal, sinalização vertical luminosa e sinalização horizontal da Pista de Pouso e Decolagem, construção de cerca operacional padrão ICAO, além da elaboração de planos e programas para a aprovação junto à ANAC”. O diretor-geral concluiu ressaltando que, essas melhorias foram essenciais para a certificação do aeroporto e vão contribuir para o desenvolvimento da região.

Texto: Assessoria

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem