Nova iluminação de LED no Espaço Alternativo traz mais segurança e economicidade

Nova iluminação de LED no Espaço Alternativo traz mais segurança e economicidade

Porto Velho, RO - Um dos locais de lazer mais movimentados de Porto Velho, o Espaço Alternativo agora conta com uma iluminação totalmente revitalizada que permitiu a instalação de cerca de 700 pontos de luz com luminárias de LED. A mudança trará mais segurança aos frequentadores e economia aos cofres públicos.

A mão de obra, execução e o projeto de revitalização foram realizados pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). Já os recursos foram pleiteados por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), junto ao Governo do Estado de Rondônia.

“Essas luminárias de LED possuem uma tecnologia maior de luminosidade, garantindo mais segurança a quem frequenta o local. Outro ganho é a economia, já que a vida útil delas pode variar de cinco a dez anos, enquanto as luminárias anteriores, de vapor metálico, tinham uma duração média de apenas dois anos”, destacou o prefeito Hildon Chaves, durante visita ao espaço nesta semana.

No local, a Emdur fez o cabeamento do canteiro central com concretagem para evitar furtos e instalou luminárias de LED de 150 watts, além da realizar a substituição de postes danificados.
Na lateral direita (sentido aeroporto) foi implantada uma rede de baixa tensão, braço de luminárias de 4 metros e luminárias LED de 70 watts.

Já a lateral esquerda (sentido Centro), entre a ciclovia e a calçada de passeio, recebeu postes de ferro e luminárias LED de 70 watts, além de uma rede subterrânea.

INVESTIMENTOS


A Semdestur celebrou Convênio com a Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp) no valor aproximado de R$ 745 mil, sendo cerca de R$ 550 mil repassados pelo governo do estado para aquisição de materiais a serem instalados pela Emdur no Espaço Alternativo.

A nova rede de iluminação garante maior segurança dos moradores e visitantes que passam pelo local, pois possuem tecnologia de maior luminosidade, além de ser sustentável por não conter elementos poluentes, e gerar uma economia estimada de 60%.

FURTOS

Apesar de ser um dos locais mais frequentados de Porto Velho, o Espaço Alternativo teve recorrentes ações criminosas de furto de energia e fiação. Durante os 45 dias de obras, a Emdur registrou 18 Boletins de Ocorrência envolvendo furtos de energia no local.

“A Prefeitura e o Governo do Estado uniram esforços para proporcionar à população um local mais seguro e iluminado. Por isso, precisamos assumir um papel de fiscalizadores. Qualquer morador que presenciar furto de energia e fiação no Espaço Alternativo, deve denunciar pelo 190”, alerta o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Ricardo Farias
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem