Em cinco meses, mais de 400 reeducandos passaram por cursos profissionalizantes em Rondônia

Em cinco meses, mais de 400 reeducandos passaram por cursos profissionalizantes em Rondônia

No total foram formadas 24 turmas de cursos profissionalizantes, desde o início de 2023.

Porto Velho, RO
- Dando seguimento no trabalho de ressocialização no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep e Instituto Federal de Rondônia – Ifro, ofertou nos últimos cinco meses, 434 vagas de cursos profissionalizantes voltados à população carcerária.

Os cursos são aplicados nas modalidades presencial e apostilado, e abordam diversas áreas como pintor de obras, empreendedorismo, design de sobrancelhas, auxiliar administrativo, sustentabilidade em meio ambiente, entre outros. No total foram formadas 24 turmas desde o início de 2023.

O governador do Estado, Marcos Rocha, ressaltou a importância da oferta de cursos profissionalizantes no trabalho de ressocialização. “Para que de fato ocorra o processo de ressocialização, é necessário que os reeducandos tenham oportunidade de se reinserirem no mercado de trabalho, e para isso, a capacitação profissional é fundamental”, concluiu.

Os reeducandos matriculados são certificados e recebem a remição de pena por horas de estudo, prevista na Lei de Execução Penal, que autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias, em atividades escolares de ensino fundamental, médio, curso profissionalizante, ensino superior e requalificação profissional.

EDUCAÇÃO

Desde a última edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – Encceja Nacional PPL, realizada nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022, 277 reeducandos foram certificados, 162 no nível fundamental e 115 no nível médio.

Já em 2023, nos dias 10 e 11 de janeiro aconteceu em todo o Brasil, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade, e em Rondônia, a prova foi aplicada para 1.259 reeducandos, em 40 unidades prisionais, alcançando uma média de 79% a mais que na edição anterior, conforme informações no link.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem