Governo de Rondônia promoverá 5ª edição do Festival Paraolímpico neste sábado, em Porto Velho

Governo de Rondônia promoverá 5ª edição do Festival Paraolímpico neste sábado, em Porto Velho

Participam cerca de 175 crianças e adolescentes nas modalidades de tênis de mesa, futsal e atletismo

Porto Velho, RO - Com o objetivo de incentivar a prática esportiva às crianças e adolescentes com e sem deficiência, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, promove em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB, a 5ª edição do Festival Paraolímpico, em Porto Velho, com ações da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar. A edição de 2023 ocorre no sábado (20 de maio); e 23 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Cláudio Coutinho, das 8h às 12h.

Segundo o técnico da Gerência de Esporte Escolar da Seduc, Gustavo Margonar, que coordena o evento, cerca de 175 crianças e adolescentes; nas modalidades de tênis de mesa, futsal e atletismo estarão competindo. “Participarão estudantes das escolas CEM, a Associação Pestalozzi de Porto Velho e as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Daniel Nery e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros. Na abertura do evento haverá apresentação de danças dos alunos da Pestalozzi e de taekwondo paraolímpico.

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o Festival reúne crianças deficientes e não deficientes, com idade entre 8 e 18 anos, praticantes ou não de esportes paraolímpicos. “Os participantes podem ser vinculados ou não a clubes e associações, e centro de reabilitações espalhados pelas cinco regiões geográficas do Brasil”, considerou.


O Festival reúne crianças deficientes e não deficientes

Ana Lúcia destacou ainda que, no mês de setembro, o Festival visa celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico, comemorados no mês; além de promover a prática esportiva para essas crianças e conscientizar a todos sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

Para o governador Marcos Rocha, estes investimentos elevam o índice educacional e promovem a participação dos estudantes das redes públicas. “O Governo de Rondônia tem investido em políticas socioeducacionais. O resultado desse investimento está o alto número de estudantes-atletas campeões em modalidades paraolímpicas”, disse.

CRONOGRAMA DO FESTIVAL

Sábado – 20 de maio:
  • 8h – Abertura, apresentação de dança da Associação Pestalozzi de Porto Velho e apresentação de Taekwondo paraolímpico da associação;

  • 8h30 – Concentração, distribuição de camisetas e divisão dos participantes em quatro grupos por atividades, de acordo com as modalidades propostas;

  • 9h às 11h45 – Início das atividades lúdicas em forma de rodízio nas modalidades de tênis de mesa, futsal, atletismo e bocha;

  • 12h – Apresentação de um vídeo de incentivo com atletas paraolímpicos da Seleção Brasileira, distribuição de lanches e encerramento.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem