PF autua 12 madeireiros e prende um invasor em flagrante na Terra Indígena Karipuna, em RO

PF autua 12 madeireiros e prende um invasor em flagrante na Terra Indígena Karipuna, em RO


Policiais federais participaram de operação para retirar invasores na Terra Indígena Karipuna — Foto: PF/Reprodução

Porto Velho, RO - Um invasor foi preso em flagrante e 12 madeireiros autuados nas primeiras 24 horas da operação da Polícia Federal (PF) para combater crimes ambientais na Terra Indígena Karipuna, localizada entre os municípios de Porto Velho, Nova Mamoré (RO) e Buritis (RO).

A operação foi iniciada na quinta-feira (11), depois da polícia detectar mais de 10 pontos de desmatamento dentro da área de reserva e 20 madeireiras e serrarias nas proximidades da área protegida por lei.

Segundo a PF, os 12 madeireiros autuados na operação vão responder na Justiça por crimes ambientais, extração ilegal, usurpação de bens da União, inserção de dados falsos no sistema de controle ambiental e receptação qualificada de madeira de origem ilícita.

A operação também resultou, até agora:
  • na apreensão de 7, 4 mil m³ de madeira
  • em aplicação de multas que já passam de R$ 1,51 milhão ;
  • e suspensão das atividades de 14 empresas;
Segundo a PF, os peritos criminais federais colheram amostras nos pátios das empresas, e foi possível diagnosticar inconsistências entre as espécies de madeiras e a quantidade declarada no Sistema de Documento de Origem Florestal (SISDOF).

Operação na T.I Karipuna


Operação em Terra Indígena Karipuna apreendeu mais de 7 mil metros cúbicos de madeira — Foto: PF/Reprodução

Com apoio de tropas especiais, uso de aeronaves e equipamentos, a ação deve fazer incursões estratégicas em diversos pontos da terra indígena. A operação não tem data para terminar.

A polícia diz que a "aeronave foi disponibilizada para o deslocamento do efetivo e análise de pontos de interesse, com foco em possíveis ocupações ilegais e retirada criminosa de madeira".

Ao menos 91 servidores participam da operação, sendo 80 policiais federais, 10 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e um da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com a PF, também está sendo investigado se os suspeitos da invasão de terra indígena usam laranjas e planos de manejo fraudulentos em Rondônia e em outros estados.


Operação encontrou cerca de 20 madeireiras em Terra Indígena — Foto: PF/Reprodução

TERRA INDÍGENA MAIS DESMATADA

A Terra Indígena Karipuna tem mais de 150 mil hectares de área e fica situada a 100 quilômetros da área urbana de Porto Velho.

No ano passado, um relatório do Observatório da BR-319 apontou que a Terra Indígena Karipuna foi a mais desmatada entre as 69 áreas indígenas que ficam no entorno da rodovia federal BR-319.

De janeiro a dezembro foram 1.733 hectares desmatados na TI Karipuna, basicamente metade de todo o desmatamento registrado nas 10 terras indígenas localizadas no eixo da BR.

2022 também foi o que a T.I mais queimou, concentrando o maior número de focos de queimadas, de acordo com dados do relatório.

Fonte: G1, RO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem