Audiência pública promovida pelo Ipam discute questão previdenciária

Audiência pública promovida pelo Ipam discute questão previdenciária


Seminário de dois dias vai ampliar debates dando mais transparência às ações

Porto Velho, RO - O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Porto Velho (Ipam) realizou na manhã desta quarta-feira (25) audiência pública para discutir a questão previdenciária, como forma de dar transparência às ações, cumprindo ainda uma etapa importante no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos (Progestão).

Realizada no Teatro Banzeiros, a audiência foi transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Porto Velho, e abre os debates que serão continuados com a primeira edição do Seminário Municipal, que será realizado nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), também no Banzeiros.

O presidente do Ipam, Ivan Furtado, o procurador geral do Ministério Público de Contas (MPC), Adilson Moreira, a vereadora Ellis Regina, entre outras autoridades, participaram da audiência.

"Para adesão ao Progestão, uma das etapas a serem cumpridas é a realização de audiência públicas e seminário. Para o servidor, essa iniciativa representa transparência, educação previdenciária e conhecer e compreender como funciona, como são tomadas as decisões, os critérios e regras da RPPS", explicou o presidente do Ipam.

Ivan Furtado pontuou que "o cálculo atuarial é uma das principais medidas, onde são feitas projeções para décadas, onde as decisões são tomadas levando em conta essas projeções. Se houver necessidade de ajustes, o município vai fazer as alterações para manter a boa estrutura previdenciária e isso ainda é pouco conhecido pelos servidores".

Mario Rattes, atuário do Ipam, esclareceu que "o cálculo atuarial vai definir todos os passos e o gestor precisa se preocupar com o longo prazo, num horizonte de décadas. Para que fazer isso? Para se antecipar a qualquer variação que possa gerar algum transtorno. Por exemplo, hoje o RPPS pode estar tranquilo, mas daqui há dez anos pode ter um aumento de pessoas aposentadas, o que demanda tomar medidas de forma antecipada, para assegurar o equilíbrio".

Segundo Rattes, "é importante ter esse fórum de discussão e de prestação de contas aos servidores, para esclarecer e mostrar a necessidade de sermos vigilantes. É importante que todos saibam que decisões que tomamos agora, vão impactar no futuro das aposentadorias".

O coordenador de Previdência do Ipam, Orisvaldo Bezerra, explicou que no Seminário Municipal de Previdência, serão debatidos temas como cálculo de benefícios, legislação previdenciária e estratégias de investimento para garantir uma aposentadoria confortável. "Especialistas estarão presentes para compartilhar informações, responder a perguntas e fornecer orientações aos servidores", completou.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem