Vencedores do Prêmio Fapero recebem homenagens da Assembleia Legislativa de Rondônia

Vencedores do Prêmio Fapero recebem homenagens da Assembleia Legislativa de Rondônia


Homenagem de reconhecimento aos relevantes serviços prestados

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu, na quarta-feira (29), sessão solene para Outorga de Voto de Louvor aos nove pesquisadores e profissionais vencedores do Prêmio Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) – Edição 2023, de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Rondônia “Prof. Dr. Abnael Machado de Lima”.

A homenagem de reconhecimento aos relevantes serviços prestados foi uma propositura da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) por meio dos Requerimentos 641/2023 e 642/2023.

Segundo a parlamentar, o momento foi muito especial, por dar reconhecimento às pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento de uma ciência e tecnologia muito ativa e importante. “Pessoas que estão aqui, pensam e fazem com que isso aconteça.

Desta forma, podemos mostrar que temos grandes pesquisadores e, assim, poderemos melhorar e crescer como sociedade. Sabemos que só através de estudos e de pesquisas, que a gente pode estar evoluindo. Agradeço a oportunidade e por entregar essa homenagem”, disse Ieda Chaves.

Criado na gestão do governador Marcos Rocha (União Brasil), o Prêmio Fapero procura incentivar, motivar, reconhecer e valorizar o pesquisador científico no estado, que tanto produz e tão pouco é conhecido pela sociedade de forma geral. “Hoje nós temos alguns bons profissionais nesse segmento, professores, doutores, que em cima de bancadas ou de muito estudo, conseguem desenvolver ganhos que a sociedade quase não percebe, mas que estão aí no dia a dia de todos”, comentou o presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad.

Já o professor doutor José Juliano Cedaro, reitor em exercício da Universidade Federal de Rondônia (Unir), expressou que o evento é considerado “essencial”, porque é algo que é necessário fazer. “É reconhecer aquele que trabalha, aquele que produz, aquele que entrega para a sociedade.

A gente precisa também, além de ser bem remunerado, ser reconhecido socialmente por aquilo que é feito, e feito com muito amor e dedicação”, comentou ele, ao lembrar que a Fapero tem um papel fundamental no desenvolvimento do país.

A Dra. Deusilene Vieira, pesquisadora em Saúde Pública e representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz RO), parabenizou a Fapero pela criação do prêmio e por sempre estar valorizando os pesquisadores, que “vestem a camisa do estado com o objetivo de desenvolver ciência em uma região tão afastada de grandes centros. E, contribuindo significativamente para novas informações, novas tecnologias e principalmente para a formação de recursos humanos”.

Enquanto isso, o representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), professor Olakson Pinto Pedrosa, destacou que ele é um “produto” de que vale a pena investir na educação, ao narrar sua trajetória acadêmica e parabenizou os homenageados. “Que esse aqui seja o primeiro ainda de muitos eventos que reconhecem, na ciência, na educação, na pesquisa, na extensão, uma forma de levar até a nossa comunidade que realmente necessita aquilo que nós podemos dar de melhor quanto a instituição de ensino. Esse é o caminho que não tem volta, esse é o único caminho que tem”.

Para Clébio Billiany de Mattos, diretor Administrativo e Financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), destacou que “a criação do Prêmio é uma forma ainda pequena, de valorizar aqueles que pesquisam e tentam, de certa forma, contribuir para a melhor qualidade de vida das pessoas”. Ele encerrou a sua fala lembrando que todos os homenageados são “pessoas que atuam em uma sociedade cada vez mais pensante, pujante”.

Homenageados

Ao todo, nove profissionais/pesquisadores foram contemplados com a moção de aplausos, sendo eles: Leonardo de Azevedo Calderon (Pesquisador Inovador da Fiocruz RO – PI – 1º Lugar), Marco Polo Moreno de Souza (Pesquisador Inovador da Unir – PI – 2º Lugar), Elvino Ferreira (Pesquisador Inovador da Unir – PI – 3º Lugar), Debora Francielly de Oliveira (Pesquisador Inovador da Unir – PI – 4º Lugar), José Gadelha da Silva Junior (Profissional de Comunicação da Fiocruz RO – PC- 1º Lugar), Andreimar Martins Soares (Pesquisador Destaque da Fiocruz – PD – 1º Lugar), Carolina Rodrigues da Costa Doria (Pesquisador Destaque da Unir – PD – 2º Lugar), Leno Francisco Danner (Pesquisador Destaque da Unir – PD – 3º Lugar) e Nara Luísa Reis de Andrade (Pesquisador Destaque da Unir – PD – 4º Lugar).

In Memorian

O Prêmio Fapero recebe o nome de “Prof. Dr. Abnael Machado de Lima” (in memoriam). Por conta disso, a Ieda Chaves fez questão de exteriorizar todo apreço, respeito e honra da sociedade civil em relação a sua notável atuação em vida como professor, escritor e memorialista que exerceu com exímia dedicação. Ele faleceu no dia 05 de julho de 2019 e a homenagem foi entregue ao seu filho, Abnael Carvalho de Lima

“A concessão de Voto de Louvor não é apenas um reconhecimento formal de sua dedicação e realizações, mas também um meio de honrar seu destaque em áreas de vital importância, como a educação e cultura”, finalizou a deputada estadual responsável pela homenagem.

Fonte: ALE/RO

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem