A cacauicultura prospera no estado.Rondônia é o 4º maior produtor de cacau do Brasil,e o segundo na região Norte
Em 2023, foi de Rondônia o título de Melhor Cacau do Brasil no concurso, com o primeiro lugar nas categorias Varietal e Mistura (Blend), e todos os esforços concentram-se para manter esse destaque nacional. Este ano, irão representar a produção de Rondônia no concurso, os seguintes produtores:
- Luiz Carlos Pereira, de Ouro Preto do Oeste (RO);
- Mauro Celso Tauffer, de Buritis (RO);
- Gilmar Lúcio da Silva, de Jaru (RO);
- Robson Tomaz de Castro Calandrelli, de Nova União (RO).

ConCacau impulsiona a produção com valorização e premiação das melhores amêndoas
FORTALECIMENTO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o governo do estado está promovendo incentivo contínuo para fortalecer a produção de cacau. ‘‘As ações do governo de Rondônia valorizam a dedicação dos produtores em trabalhar com sustentabilidade e alta qualidade; e as premiações mostram Rondônia colhendo bons resultados desses investimentos, e em evidência no Brasil. Isso é muito importante para fortalecer a vocação do nosso estado como produtor de alimentos, e gerar desenvolvimento’’, afirma.
O secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, acrescentou que a produção de cacau em Rondônia é tão relevante no estado, que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu, em novembro de 2023, o selo de Indicação Geográfica, sinalizando para o Brasil, que o estado é referência nesta cadeia produtiva. ‘‘Rondônia está vivendo uma jornada muito feliz na produção de cacau, com estímulo às melhorias práticas de produção, que tem resultado em reconhecimentos e premiações’’, assegura.
Rondônia é o 4º maior produtor de cacau do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na região Norte, ocupa o 2º lugar. Segundo a Seagri, o cacau é cultivado em mais de 2,3 mil propriedades no estado. Uma cultura, que para o secretário, tem prosperado com o trabalho conjunto entre órgãos governamentais, instituições de pesquisa, empresas privadas e agricultores.
Entre as ações do governo de RO em prol da cacauicultura, destaca-se:
- Lei nº 5.729, de 5 de janeiro de 2024, que institui a Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade estabelecendo diretrizes e metas para o desenvolvimento da cadeia, com vista aos mercados exigentes de chocolates finos;
- Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (ConCacau), com valorização e premiação das melhores amêndoas;
- Programa Plante Mais, com a distribuição mudas de cacau clonal, de alta tecnologia e geneticamente melhorada, de fácil adaptabilidade ao solo e clima rondoniense;
- Promoção do cacau no mercado global, destacando para o comércio nacional e internacional o potencial do produto rondoniense.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia