Porto Velho, RO - O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef/RO) alerta os servidores ativos, aposentados e pensionistas que o prazo para realização da validação cadastral obrigatória no sistema SOUGOV.BR se encerra nesta quarta-feira, 30 de abril. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio da plataforma ou aplicativo SOUGOV.BR.
Desde o início do período de atualização, em março, o Sindsef/RO tem prestado apoio aos filiados tanto em sua sede, em Porto Velho, quanto nas 20 Coordenações Regionais, recebendo diariamente centenas de servidores em busca de orientação para concluir a validação.
Segundo dados do Governo Federal, atualmente há 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas no Poder Executivo Federal. Até o momento, cerca de 247 mil aposentados (61%) e 127 mil pensionistas (44%) já realizaram a validação cadastral.
Prova de Vida também pode ser feita após validação
Uma novidade deste ano, conforme o Portal do Servidor, é que os aposentados e pensionistas que estiverem com pendência na prova de vida anual poderão realizá-la logo após concluir a validação cadastral pelo SOUGOV.BR, otimizando o processo e regularizando sua situação funcional.
Como fazer a validação cadastral
O processo ocorre em quatro etapas:
Autodeclaração – o beneficiário informa se possui outra aposentadoria ou pensão, seja do RPPS, INSS ou outro regime;
Dados pessoais – verificar e corrigir, se necessário, as informações previamente preenchidas;
Contatos – atualizar telefone, e-mail e endereço residencial;
Finalização – é possível salvar e continuar depois, mas é essencial concluir até o prazo final.
Após o dia 30 de abril, o acesso aos demais serviços da plataforma ficará restrito até que a validação seja finalizada.
O Sindsef/RO reforça que está à disposição dos filiados para prestar auxílio no procedimento, evitando bloqueios ou transtornos futuros.