Porto Velho, RO - O Ministério Público de Rondônia (MPRO), em conjunto com as Polícias Civil e Militar, deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Soldados da Usura II. A ação cumpriu 7 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em Porto Velho e Buritis, além de medidas assecuratórias que totalizam R$ 2.738.445,25 em bens bloqueados.
A operação é uma nova fase da investigação iniciada em fevereiro deste ano, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em empréstimos ilegais (usura). O grupo também é acusado de crimes como extorsão, lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica.
Segundo as investigações, a organização atuava com uma "equipe de cobrança" que utilizava violência e ameaças com armas de fogo para coagir vítimas, chegando a expropriar bens e valores. Mesmo após prisões na primeira fase, parte do grupo continuou operando.
Cerca de 90 agentes, incluindo policiais militares, civis, promotores e servidores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), participaram da ação.
Foto/Reprodução: Imagem da Internet