Cuidado pediátrico em casa garante recuperação segura e humanizada
A iniciativa, conduzida em parceria entre o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e a coordenação do SAMD, reativa um modelo de cuidado que alia qualidade assistencial, humanização e eficiência na gestão hospitalar para pacientes pediátricos.
O governador Marcos Rocha afirma que o cuidado da saúde infantil é essencial para esta gestão. “Este modelo diminui o tempo de internação de crianças, libera leitos que antes ficavam ocupados no hospital, permitindo atender novos pacientes e fortalecer a rede hospitalar do estado”.
COMO FUNCIONA

A diretora do SAMD, Elza Gabriela Pereira explica que a avaliação criteriosa garante que o domicílio esteja adequado antes da desospitalização, promovendo a recuperação em um ambiente familiar e reduzindo o tempo de internação. “O SAMD também libera leitos de média e alta complexidade do Hospital Infantil Cosme e Damião, priorizando a saúde e o bem-estar das crianças”, detalha.
Com a reativação do programa, crianças que já não necessitam de cuidados intensivos hospitalares passam a receber atendimento em seus lares. A diretora do HICD, Fransciane de Souza Santana afirma que o retorno do SAMD contribui diretamente para a gestão da rede de saúde. “A iniciativa reduz o tempo médio de internação, libera leitos pediátricos e amplia a capacidade do HICD em atender novos pacientes, fortalecendo a rede assistencial em todo o estado”.
Outro ponto relevante é o papel do SAMD na promoção de políticas públicas modernas e sustentáveis de saúde. Ao proporcionar acompanhamento domiciliar, o programa se alinha às estratégias nacionais de humanização do atendimento, ampliando o alcance dos serviços públicos de forma eficiente e próxima da comunidade.
De acordo com o secretário de Saúde, a retomada do serviço pediátrico no SAMD simboliza não apenas um avanço operacional, mas também o compromisso do governo de Rondônia em garantir uma assistência de qualidade. “É prioridade dessa gestão estadual colocar a criança no centro do cuidado e assegurar dignidade, segurança e qualidade de vida às famílias rondonienses”.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia