Porto Velho, RO – Um apagão nacional na madrugada desta terça-feira (14) deixou 24 municípios de Rondônia sem energia elétrica por cerca de 15 minutos, incluindo Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Vilhena. A falha, que atingiu 16 estados brasileiros e o Distrito Federal, teve origem em um incêndio em um reator na subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), por volta das 23h.
De acordo com a Energisa Rondônia, o problema ocorreu no Sistema Interligado Nacional (SIN) e não na operação estadual. O fornecimento foi restabelecido gradualmente a partir das 23h35, após autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com normalização completa às 23h46 em todo o estado.
INCIDENTE NO PARANÁ CAUSOU EFEITO DOMINÓ
O ONS explicou que o incêndio causou o desligamento de uma unidade de 500 kV e a separação da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento da falha, o Sul exportava aproximadamente 5.000 megawatts, o que amplificou o impacto do blecaute em todo o país.
No total, cerca de 10.000 MW de carga foram interrompidos em todo o Brasil, afetando significativamente as regiões Sudeste (4.800 MW), Nordeste (1.900 MW), Norte (1.600 MW) e Sul (1.600 MW). A recomposição do sistema foi concluída em menos de uma hora e meia em todas as regiões.
Foto/Reprodução