Porto Velho, RO – A formação de ciclones extratropicais no Atlântico Sul deve manter as temperaturas mais baixas até o final de novembro, afastando o calor típico da primavera nas regiões Sul e Sudeste do país. Segundo climatologistas, pelo menos três ciclones se formarão até o fim do mês, com os dois primeiros previstos para os dias 16 e 19.
Francisco Aquino, chefe do Departamento de Geografia da UFRGS, explica que novembro tem sido marcado por uma "frequente incursão de frentes frias", resultando em temperaturas mais amenas no Sul e Sudeste. As outras regiões – Norte, Nordeste e Centro-Oeste – devem manter o padrão habitual de calor e umidade.
De acordo com Marcelo Seluchi, chefe de monitoramento do Cemaden, ciclones são relativamente frequentes e estão associados às frentes frias. "Toda frente fria tem um ciclone associado em algum lugar, normalmente sobre o oceano", explicou. Já os tornados, fenômenos mais regionais e de difícil previsão, não estão previstos para os próximos dias.
Os especialistas destacam que o arrefecimento da temperatura em novembro chama a atenção diante do cenário de aquecimento global, mas não configura um fenômeno atípico. A primavera é uma estação de transição que favorece eventos extremos, combinando características do verão (calor e umidade) com condições do inverno (frio e vento).
Foto/Reprodução
