Polícia Civil combate venda ilegal de remédios para emagrecer em RO

Polícia Civil combate venda ilegal de remédios para emagrecer em RO

 

Porto Velho, RO – A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (13) a Operação Pharmakon para combater a prescrição e comercialização ilegal de medicamentos controlados e substâncias de alta complexidade usadas em protocolos estéticos. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decccon) com apoio do Cremero, Conselho Regional de Farmácia e Vigilância Sanitária.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em dois estabelecimentos comerciais e residências vinculadas aos investigados. Foram apreendidos medicamentos controlados, substâncias manipuladas, prontuários, aparelhos eletrônicos e documentos.

As investigações começaram após denúncia do Cremero sobre oferta de "protocolos de emagrecimento" com uso de tirzepatida (Mounjaro), semaglutida (Ozempic) e retatrutide – esta última sem registro na Anvisa e em fase experimental. A substância não autorizada pode causar alterações hormonais, distúrbios metabólicos, hipoglicemia severa e efeitos cardiovasculares.

Segundo as apurações, os medicamentos eram aplicados sem prescrição médica e acompanhamento profissional, configurando crime previsto no artigo 273 do Código Penal. A polícia alerta que o uso de substâncias controladas sem orientação médica pode resultar em intoxicação, complicações e até morte.

Foto/Reprodução
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem