Senado investiga violações em desocupações de áreas rurais em RO

Senado investiga violações em desocupações de áreas rurais em RO

 

Porto Velho, RO – A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal realiza nesta quinta-feira (13) uma diligência externa nos municípios de Alvorada do Oeste e Jaru para apurar denúncias de violações de direitos humanos, fundiários e de gênero relacionadas a notificações de desocupação expedidas a produtores rurais legalmente titulados. As ações de desintrusão estão vinculadas à Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.

A iniciativa atende a requerimento do senador Marcos Rogério (PL-RO) e contará com a presença da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da CDH, além do presidente do Incra, César Fernando Schiavon, e outras autoridades federais e estaduais.

A agenda começa em Alvorada do Oeste, às 9h30, com reunião com produtores rurais no distrito de Terra Boa. Em seguida, às 11h, os senadores e representantes do Incra visitarão duas propriedades rurais atingidas por ordens de desapropriação.

Durante a tarde, a comitiva segue para Jaru, onde às 14h30 será realizada reunião com produtores e visita a áreas afetadas na comunidade rural Jaru-Uaru. O ponto de encontro será o ginásio da Escola Municipal D'Jaru-Uaru.

A diligência integra o trabalho da CDH de fiscalização e mediação de conflitos agrários em áreas sob intervenção federal, especialmente onde há questionamentos sobre a legalidade das desapropriações.

Foto/Reprodução
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem