A dupla perfeita nas eleições de 2022: Hildon Chaves e João Gonçalves

A dupla perfeita nas eleições de 2022: Hildon Chaves e João Gonçalves



Prefeitos Hildon Chaves e João Gonçalves ambos do PSDB

Governador I

A possibilidade de os prefeitos de Porto Velho, Hildon Chaves e de Jaru, João Gonçalves Jr, ambos do PSDB e reeleitos em novembro de 2020 é um dos assuntos mais discutidos nos bastidores da política em Rondônia.

Os dois têm chances de sucesso numa campanha eleitoral rumo ao governo do Estado e em condições de vitória, porque já provaram que são bons de votos. Uma parceria somando votos da capital com Chaves e no interior, tendo João Jr como companheiro de chapa poderia levar a dupla à vitória nas eleições do próximo ano.

O problema é que ambos são do PSDB e pouco se acrescentaria na formatação da dobradinha Hildon governador e João Jr de vice.

Governador II 

Há que se reconhecer que Chaves e João Jr são bons de votos. Também é indiscutível que os dois tem potencial econômico, financeiro e estrutural para disputar as eleições ao governo do Estado sem muitas dificuldades.

O problema continua sendo estarem filiados à mesma legenda, apesar dos municípios diferentes. A dupla Chaves/João Jr, é possível, mas certamente, dentro do processo político, inviável. Seria o mesmo caso, ou parecido, de o senador e presidente do DEM em Rondônia, Marcos Rogério governador e o ex-prefeito e ex-deputado estadual de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, de vice.

São de partidos diferentes, antagônicos, mas com o mesmo domicílio eleitoral, Ji-Paraná. A divisão é totalmente descartável na política, que tem como princípio básico, somar sempre. Dividir, jamais...

Governador III

Ainda sobre Ji-Paraná. O município poderá ter dois candidatos a governador nas eleições de 2022. Jesualdo Pires, como já abordamos acima está sempre sendo escalado como candidato a governador ou vice, nas diversas sondagens sobre as eleições do próximo ano, pela sua facilidade de conseguir votos pelo interior.

Foram mais de 190 mil nas eleições ao Senado em 2018, mesmo não se elegendo. Comenta-se que o presidente regional do PT, o ex-deputado federal Anselmo de Jesus, que tem domicílio eleitoral em Ji-Paraná será o candidato do partido a governador.

A missão não é das mais fáceis, mas Anselmo tem ficha limpa e deixou um bom legado na sua passagem pela Câmara Federal e como titular da Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri. O compromisso é hercúleo, mas Anselmo gosta de desafios.

Ariquemes

O município é um dos mais importantes de Rondônia e o terceiro maior colégio eleitoral do Estado. Nas eleições municipais (prefeito e vereadores) de novembro de 2020 estavam em condições de votar mais de 69 mil eleitores.

Hoje Ariquemes tem enorme representatividade política, pois tem o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (PRB), além dos deputados Saulo Moreira (MDB), Geraldo da Rondônia (PSC) e Adelino Follador (DEM). Só perde para Porto Velho, que tem nove parlamentares na Ale-RO.

O município tem mais representatividade política, como o senador Confúcio Moura (MDB), que também foi governador em dois mandatos seguidos e prefeito, também em dois mandatos, que é de Ariquemes.

Federal

Apesar de forte na política regional, Ariquemes não tem representante na Câmara Federal. Apesar de bem votados nas eleições de 2028, o ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade) e o ex-vice-prefeito, Lucas Follador ficaram na suplência.

Nas eleições gerais do próximo ano, para escolha do presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas, Ariquemes poderá deixar de, novamente, eleger um deputado federal.

É que, além de Lucas e Tiziu, que novamente disputarão vagas na Câmara Federal, o ex-prefeito, Thiago Flores (PRB), que também é bom de voto, garante que estará na disputa. Como Flores, Follador e Tiziu são políticos de força nas urnas, e, mais uma vez a região poderá ficar sem representante na Câmara Federal devido a divisão de votos. Quem viver verá...

Respigo

A vacinação contra o covid-19 pela Prefeitura de Porto Velho continua sendo desenvolvida em dois locais: IG Shopping (14h às 19H), na Zona Leste e no Porto Velho Shopping (14h às 21h) disponibilizando a primeira e segunda doses a maiores de 12 anos.

A matéria encaminhada hoje (21) pela prefeitura aos órgãos de comunicação também diz, que estão à disposição vacinas para a terceira dose (reforço), às pessoas com mais de 70 anos de idade, mas não diz o prazo mínimo da segunda dose, que era de 120 dias, segundo publicações anteriores

+++ Pouquíssimas pessoas com mais de 70 anos receberam a segunda dose antes de abril último. Por isso, seria oportuno, que no release também fosse informado se o prazo mínimo para a terceira dose é, ainda, de seis meses

+++ Hoje (21) a partir das 20h30 (RO) jogam pela Libertadores Palmeiras e Atlético Mineiro, no Allianz Park em São Paulo. É o jogo de ida pelas semifinais da Copa Libertadores

+++ Mesmo jogando em São Paulo, o Atlético tem uma equipe mais bem arrumada que o Palmeiras. Como o time mineiro joga pra frente, como o Palmeiras gosta que joguem seus adversários, porque joga recuado mesmo em seu campo é difícil antecipar um vitorioso

+++ Se tivesse que apostar, o time vencedor seria o Atlético. Como futebol não tem lógico é melhorar aguardar o final do jogo.
Fonte: Waldir Costa / Rondoniadinamica

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem